Licensa

17/02/2015

Filme conta a história do primeiro dia de aula de uma menina com paralisa cerebral

A história de Heloísa começou no livro e agora ganha movimento em um curta-metragem em animação.

Em "Por que Heloísa?", a autora Cristiana Soares se baseou numa história real para levar o espectador a repensar o conceito de deficiência.

O curta-metragem dá continuidade à trajetória de Heloísa, uma menina com paralisia cerebral, a partir do seu primeiro dia de aula em uma escola comum. Mostra também outros aspectos da primeira infância como suas relações familiares.

O vídeo apresenta recursos acessíveis para pessoas com deficiências auditiva e visual.

É de Cristiana Soares que escreveu o livro de mesmo nome e inspirou a produção do curta. Trata-se da história de uma garotinha muito simpática com paralisia cerebral. O filme aborda a sua dinâmica familiar e o início de sua nada fácil vida escolar desde seu primeiro dia de aula. Impressionante como Heloísa lida bem com situações que à primeira vista poderiam lhe intimidar, mas não, encara tudo com entusiasmo e bom-humor.

Muitas possibilidade de reflexões em torno do vídeo, no entanto destaco o viés da prática efetiva da Educação Inclusiva nas escolas e na sociedade de uma maneira geral. Que consigamos ampliar nossos entendimentos quanto ao assunto e pensar sobre a seguinte questão: o que podemos fazer diante das questões relacionadas a deficiência e como podemos educar e ampliar nosso olhar e nossa sensibilidade para a existência humana, no sentido de colaborar para a construção de um mundo melhor, não para nós ou para poucos, mas para todos? Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário