Licensa

01/05/2014

Regras e princípios - Telma Vinha

“Os conflitos interpessoais na escola: problemas a serem resolvidos ou oportunidades de aprendizagem?” Telma Pileggi Vinha

O que leva uma pessoa a seguir valores?
Inicialmente é preciso esclarecer que para que aja uma ação moral é necessário primeiro que se conheça a norma, princípio... e também estar convencido de tal validade, de sua necessidade nas relações. Todavia apenas isso não é suficiente. Para que uma regra, conhecimento ou princípio se transforme em ação é preciso mais que o conhecimento, é preciso de uma “energia” que desencadeie a ação. Que energia seria essa? É o valor. Ou seja, valor é aquilo que é importante pra mim, quando um conhecimento, ideia, princípio ou norma é revestido de afetividade, de uma energética que faz com tenha significado, levando-me a agir. Seguir um valor ou não desencadeará essa energética que pode ser, por exemplo, o sentimento de satisfação, de bem estar por ter sido honesto ou de culpa ou vergonha por ter sido desonesto.
Agir de acordo com o valor não traz necessariamente um retorno concreto como muitos acreditam, mas sim subjetivo, é o retorno afetivo que o alimenta, diferente da recompensa palpável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário