Licensa

07/04/2014

Dinâmica do Pirulito

A dinâmica do pirulito é uma brincadeira muito fácil de ser feita e que tem uma mensagem muito poderosa sobre o trabalho em equipe, sobre como é importante ajudar o próximo seja no ambiente de trabalho ou no dia a dia. A atividade do pirulito pode ser aplicada nos mais diversos tipos de grupo, seja em um treinamento e desenvolvimento humano, no RH das empresas, em sala de aula para incentivar os alunos a desenvolverem o espírito de equipe, em catequeses e escolas bíblicas EBD ou células evangélicas para realizar uma reflexão sobre o egoísmo e altruísmo.
A brincadeira do pirulito também é muito utilizada em atividades com idosos, em grupos da terceira idade, clube a avó, pois esta é uma dinâmica de grupo muito simples de fazer e exige um pouco de coordenação motora sendo um bom exercício físico e mental. O coordenador desta atividade fazendo as devidas adaptações poderá utilizá-la de diversas maneiras, basta um pouco de criatividade.
Objetivo: Desenvolver o espírito de equipe, mostrar a importância de um ajudar o outro seja no ambiente de trabalho ou no dia a dia, na vida pessoal, como utilizar a criatividade para resolver problemas que envolvam o trabalho em grupo.
Número de participantes e tempo estimado: de 4 a 40 participantes, 50 minutos.
Material: pirulitos com embalagem suficiente para todos os participantes.
Assim que todos tiverem recebido o coordenador da atividade do pirulito dará o seguinte comando:
"A partir de agora ninguém mais pode sair do lugar e deverão seguir minhas instruções. Segurem o pirulito com a mão direita. A mão esquerda deve ser colocada para trás e não pode ser utilizada em nenhum momento, estiquem o braço direito para frente, a partir de agora ninguém poderá dobrar o braço, o único movimento que podem fazer é para a direita ou para a esquerda, quem dobrar o braço será retirado da brincadeira". O coordenador verifica o grupo e pergunta se alguém tem alguma dúvida, todos devem estar no mesmo lugar, segurando o pirulito com a mão direita e braço estendido para frente e a mão esquerda dobrada para trás sem poder ser usada.
(O coordenador continua...) Agora quero que todos desembrulhem o pirulito que está segurando na mão direita e comecem a chupar. Neste momento se instala a confusão, dependendo da idade dos participantes, pois esta atividade do pirulito pode ser feita em vários grupos, crianças, jovens, grupos de trabalho e até com idosos.
Alguns participantes logo se dão conta que não vão conseguir remover a embalagem do pirulito sozinhos e que precisarão da ajuda do companheiro do lado, pois só podem realizar movimentos para a direita ou para a esquerda, é muito engraçado ver as pessoas tentando abrir a embalagem com apenas uma mão e quando um dos participantes encontra a solução utilizando a ajuda do amigo ao lado todo o grupo entende a charada e logo em seguida começam a se ajudar mutuamente.
Em grupos com crianças pode ser que elas não encontrem uma solução, sendo assim o coordenador deverá dar dicas ou estando no círculo tomar a iniciativa oferecendo para que a pessoa ao lado o ajude a abrir a embalagem.
O primeiro desafio é remover a embalagem do pirulito, no entanto como não podem dobrar o braço, cada um deverá chupar o pirulito do colega do lado, isso deixa a brincadeira do pirulito muito divertida e através de uma linguagem metafórica passa a mensagem de que em determinadas circunstancias da vida é necessário pedirmos ajuda ao próximo para conseguirmos realizar uma tarefa. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário