Licensa

20/03/2014

Aprender a escrever ...

Para que uma criança possa aprender a escrever são necessários, ainda que não suficientes, os seguintes aspectos:
a) Significação, a partir do professor, de um aluno que possa ser diferente dele;
b) Significação, a partir do professor, de um aluno que possa pensar e enunciar uma opinião, um argumento que o torne original e questione a palavra do professor;
c) Uma escuta docente que outorgue sentido à expressão escrita e entenda o erro, não como falta, mas como etapa construtiva e necessária;
d) Uma leitura docente que espere e desfrute com a descoberta da diferença entre o enunciado do aluno e o que o professor esperava e desejava ler;
e) A criança poder escrever pelo prazer que encontra ao descobrir sua autoria;
f) A criança poder escrever pelo prazer que encontra ao poder estar presente em sua ausência. Por algum motivo Freud chamou a escrita "a linguagem do ausente."

Fernández A. Autonomia de pensamento: possibilidade de expressão. In: Grossi EP, Bordin J, organizadoras. Paixão de Aprender. 12ª ed. Petrópolis:Vozes;2001. p.97.

Nenhum comentário:

Postar um comentário