Licensa

11/09/2013

"Modos de ler" Elie Bajard

Em que consiste a metodologia?
Sensibilizar os professores a uma abordagem da leitura baseada na prática do livro. Aprender a ler sem livro é o mesmo que aprender a nadar sem água. Durante a formação pretendo oferecer aos educadores dois “modos de fazer” educacionais que poderão dar sentido à sua atuação, qualquer que seja o método utilizado por eles.
O primeiro “modo de fazer” consiste em propor à criança afastada do mundo da leitura a aproximação do livro que as crianças de pais letrados recebem em casa, isto é, escutar textos e folhear livros. Cada pessoa letrada pode se tornar mediadora de leitura.
O segundo “modo de fazer” se dirige ao professor para que ele possa colocar a criança numa verdadeira situação de descoberta de texto. O ato de ler consiste em transformar um texto desconhecido em texto conhecido. Esse ato deve ser introduzido no âmago de qualquer método, pois o professor tem a responsabilidade de ensinar a criança a compreender o texto.
Quais suas expectativas em relação à experiência de trabalhar uma metodologia como essa numa realidade como a do Nordeste rural do Brasil?
Espero conseguir suscitar nos professores que eles precisam de livros para trabalhar a prática da leitura. E espero conseguir convencê-los de que precisam disso. Imagino que posso encontrar professores que não tenham nada para trabalhar, não tenha livros, e quem irão me questionar sobre como fazer. Como ensinar alguém a nadar numa tal situação de seca em que me encontro?
Há quanto tempo trabalha essa metodologia? E porque aceitou o convite do SEDUP?
Moro em Paris e trabalho há mais de 40 anos em vários lugares do mundo. Nunca trabalhei diretamente no meio rural no Brasil. E quando soube que essa experiência seria no interior da Paraíba me interessei em vir. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário