Licensa

27/09/2013

Charge

A charge possibilita discutir a importância do professor conhecer a biblioteca da escola para um melhor direcionamento da pesquisa escolar.
(...) “uma importante contribuição dos estudos do letramento para a reflexão sobre o ensino de língua escrita na escola é a ampliação do universo textual”. Para ampliar esse “universo textual”, a fim de incluir, “os textos comuns, sobre assuntos corriqueiros, de circulação cotidiana” é preciso ter uma noção de texto rica e complexa: um objeto material, às vezes com uma simples fachada, mas que sempre tem por trás, ou por baixo, ou por cima, uma vasta rede de salas, galerias, caminhos, corredores que se entrecruzam e podem ser percorridos de formas diferentes por cada um que por ele adentra. Os tijolos dessas salas, corredores e galerias são as palavras e as imagens, os espaços vazios e os espaços preenchidos. São essas combinações de linguagens verbal e não verbal que fazem do texto um objeto cultural com múltiplos significados potenciais para seus potenciais leitores. (...)
 
A charge permite analisar as possibilidades que a internet oferece a nossos alunos.
Uma briga entre dois adolescentes no Parque da Cidade deixou a segurança pública do Distrito Federal em alerta. Para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), o combate ocorrido ontem perto da Sociedade Hípica de Brasília entre dois adolescentes — e presenciado por mais de uma centena deles. Segundo relato dos adolescentes, o jovem que venceu o confronto só parou de esmurrar o rival quando quebrou um dos dedos da mão.
A onda de violência que atinge escolas no Brasil também é vista em outras partes do mundo. Nos últimos tempos, casos de jovens assassinados em nossas escolas se alternam com notícias de matanças múltiplas em colégios norte-americanos. Há notícias de agressões também contra professores. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário