Licensa

27/08/2013

Arte e Eutonia

É uma prática corporal criada pela dinamarquesa Gerda Alexander, com aplicação nas áreas de educação, saúde e artes. A palavra Eutonia tem sua origem no grego e significa: “Tônus harmonioso" (Eu = harmonia e Tonia = tônus). Esta abordagem tem como objetivo harmonizar, regular o tônus corporal e desenvolver a consciência dos reflexos posturais e do movimento, gerando novos padrões de equilíbrio e de alinhamento do eixo central do corpo. Sua aplicação auxilia na reintegração da imagem corporal, por meio de toques e movimentos.
A prática da Eutonia nunca atua no corpo pela via mecânica, trabalhando com imitação de posturas predefinidas ou propondo interferência direta sobre a respiração. Ao contrário, solicita o tempo todo, a participação ativa do aluno, que é conduzido a se manter presente e atento ao que se passa com seu corpo. O eutonista procura despertar o curador interno do aluno.
Assim, a Eutonia amplia a consciência do próprio corpo, das sensações que dele emergem, da sua relação com o espaço e com o outro. Propõe o direcionamento da atenção, o que ajuda no desenvolvimento da concentração e da percepção do que se passa dentro e em torno de nós.
Suresh Panda Truong - Likes
Gerda Alexander
A criadora da Eutonia nasceu na Alemanha, em 1908, e fundou a primeira escola de formação, em Copenhagem, na Dinamarca. Gerda era uma pessoa muito ligada às artes, especialmente a música. Ela sofria de endocardite, contraída em sua juventude, e desenvolveu o método da Eutonia a partir da observação precisa e cuidadosa sobre si mesma e seus alunos. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário