Licensa

17/04/2013

Sociedade sem Escolas - Ivan Illich

Tumblr_mgseyw1c7u1rqkrgko1_500_large
O programa relata a crítica do austríaco Ivan Illich ao papel excludente do sistema educacional feita no livro "Sociedade sem Escolas", muito influente na década de 1970.

Alguns trechos: 
"Não há movimento de verdadeira libertação que não reconheça a necessidade de adotar uma tecnologia de baixo consumo energético."

"Necessitamos de pesquisas sobre usar a tecnologia para criar instituições que sirvam à interação pessoal, criativa e autônoma."

"Todos medem seu exito pelo fracasso dos demais"

"Precisamos de uma lei que proíba toda discriminação - na contratação empregatícia, nas eleições, na admissão a centros de aprendizagem - baseada na prévia frequência a determinado curso.

"Na realidade, a aprendizagem é a atividade humana menos necessitada de manipulação por outros. Sua maior parte não é resultado da instrução. É, antes, resultado de participação aberta em situações significativas."

"Não é preciso que se lhes roube a criatividade. Sob o jugo da instrução, desaprendem a tomar suas iniciativas e ser elas mesmas. Valorizam apenas o que já foi feito ou o que lhes é permitido fazer."

"Pessoas quando pressionadas a especificar como adquiriram o que sabem e valorizam, prontamente admitem que o aprenderam, na maioria das vezes, fora e não dentro da escola."

Nenhum comentário:

Postar um comentário