Licensa

12/02/2013

Para estimular os estudos

Dicas do professor Leo Fraiman para melhor rendimento nas aulas.

Pesquisas nacionais indicam que cerca de 75% dos brasileiros querem mudar de profissão, afirma Léo Fraiman, criticando a postura dos pais: não pode ser nem de superproteção, nem tampouco deixar tudo nas mãos dos filhos, na hora da escolha profissional. ´Nem sempre a realização dos pais é um bom modelo aos filhos´
Vivemos num mundo em constante mutação onde profissões desaparecem, enquanto outras surgem a cada estação. Como fica o adolescente diante da escolha profissional?
Observo que os adolescentes estão sofrendo muito. São expostos precocemente a uma liberdade sem precedentes e, ao mesmo tempo, crescem sem referências seguras de limites e valores. Veja o que aconteceu nas famílias: é cada vez mais comum encontrarmos pais que desejam que seus filhos entrem nas melhores universidades ou procurem carreiras mais tradicionais, como Direito, Engenharia ou Medicina, em que o mercado de trabalho parece mais seguro. Por outro lado, é cada dia mais fácil encontrar aqueles pais que deixam tudo nas mãos dos filhos. Como se aos 16 anos uma pessoa já se conhecesse e soubesse sobre o mercado de trabalho tudo o que precisa para montar seu projeto de vida. As duas posições são prejudiciais. (...)
Que postura deve ser adotada pelos pais?
O papel dos pais é o de co-pilotos do processo, ajudar o jovem a buscar informações idôneas e diversificadas sobre as carreiras e, mais importante ainda, sobre si mesmos. Estas podem ser obtidas por meio de conversas em família, em consultórios psicológicos ou na escola, em programas voltados a esta finalidade. (...)
É uma utopia conciliar trabalho e satisfação pessoal?
Uma pesquisa realizada em Wharton, prestigiada universidade americana, mostrou que trabalhar naquilo que me dá satisfação era um dos fatores presentes em todos os entrevistados com mais de 20 anos de sucesso em suas profissões. Em Harvard foi feita outra pesquisa que comprovou o mesmo: em trabalho, a paixão pelo que se faz encurta o caminho da vitória, ou seja, satisfação traz realização e aí está o sucesso. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário