Licensa

20/12/2012

Projeto Trilhas: "A casa sonolenta"

311097_454021071316994_171673749_n_large
Todos dormem profundamente na casa dessa graciosa história. De repente, uma pulga se agita e acorda os demais personagens. A residência silenciosa se transforma num lugar alegre, cheio de vida, onde todos brincam e correm animadamente.
As ilustrações, que alternam tons escuros e claros, ajudam a ditar o ritmo da história.
Esta obra mostra uma sequência de imagens estabelecendo uma coerência textual. É um livro cheio de ilustrações, capaz de prender a atenção do pequeno leitor. As formas e palavras levam ao imaginário, levando o leitor ao universo da visualização e ao universo da verbalização, unindo tudo num jogo de linguagem visual e escrita.
Era uma vez
Uma casa sonolenta
Onde todos viviam dormindo”.
Essa obra tem um aspecto lúdico, tendo a linguagem como princípio. Sua ilustração nos faz adentrar no mundo da imaginação, nos transportando para a história. Na história a contribuição da ilustração se dá pela tonalidade e pelo anúncio do personagem que vai se juntar aos dorminhocos da casa. Quando os personagens vão acordando, o cenário vai clareando. Fonte
A Casa Sonolenta2
Outra contribuição da ilustração se dá no momento em que o texto verbal aponta que determinado personagem se deita, a ilustração se antecipa qual será o próximo personagem que irá desempenhar a mesma ação. A ilustração inicia com o espaço amplo, onde mostra o ambiente fora da casa, depois a sua fachada, para focar no quarto e na cama. No primeiro par de páginas, a história verbal indica o espaço da narrativa como um quarto, porém é a ilustração que o caracteriza.

Clique com o botão direito em "abrir link em uma nova guia"
Sugestões de atividades:

Vídeo com a história:
DEPOIS DE LER
Encoraje seus alunos a criarem novos personagens para continuar a história... serão histórias sem fim!
Os contos que as caixas contam
Este é mais um recurso ao qual o professor poderá recorrer para contar histórias. As caixas podem ser grandes ou pequenas, quadradas ou redondas; os personagens poderão ser colocados dentro da caixa e, conforme o professor narra a história, ele são retirados da caixa, trazendo encantamento, suspense e diversão para os ouvintes.
Para produzi-las, é preciso buscar papéis coloridos, colar retalhos de tecidos, plásticos, espelhos, sementes, material reciclável; desta forma o professor poderá montar um cenário dentro da caixa, o palco das ações de uma história, poderá também montar uma caixa surpresa, com objetos interessantes, feitos para serem manuseados pelos alunos enquanto a história é contada.

Ver post do dia 20/05/12 intitulado "Sequência didática: A casa sonolenta" em que a professora Flávia Simone Rodolfo da Silveira, apresentou detalhadamente o trabalho realizado a partir desse livro com seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário