Licensa

15/12/2012

Macaco comendo amendoim - conto acumulativo

524ce9dc57a2bea1e82756c44fdce922_original_large
No Dicionário do Folclore Brasileiro, Cascudo inclui na classificação de acumulativos também o conto “O Macaco e a espiga de milho”, semelhante ao “O Macaco perdeu a banana”. Esse conto, aliás, tem diversas versões, tradicionais ou não, e uma delas é uma versão cantada, produzida pelo programa de TV Cocoricó, no qual nem banana, nem milho, o macaco perde é um saco de amendoim. Fonte

Os contos acumulativos são muito comuns nas Américas e em Portugal, mas aparecem no folclore de diversas partes do mundo. Veja nota de cascudo sobre contos acumulativos em outros países, aqui. Muitos contos desse gênero e em versões diversas já foram recolhidos no Brasil por diversos autores, em muitos casos de origem portuguesa ou espanhola, com acréscimos locais.
Há versões diferentes do conto sobre o macaco que perdeu o rabo, uma delas semelhante à “História da Coca” e outra semelhante a outros contos, como “A História da Pimenta” e o conto da galinha que subiu ao céu, referido abaixo. Veja essa versão do “Macaco e o rabo”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário