Licensa

11/11/2012

Você sabe o que é o "Projeto Trilhas"?

Tumblr_m4lopxtrdz1qj96p1o1_500_large
Em uma postagem realizada no dia 16/08/12 intitulada: "Trilhas de formação do leitor", explicamos porque é tão importante que um país invista na formação de seus cidadãos como leitores. Na sequência, realizamos nova postagem intitulada: "Projeto Trilhas - MEC" onde explicamos o que é o projeto, como está organizado, e o objetivo da iniciativa: criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente à cultura escrita, entre outras informações importantes. Anunciamos também que nossa escola estaria participando em breve. Pois bem, chegou o momento de trabalharmos com os professores em HEC (Horário de Estudo Coletivo) os pressupostos teóricos e práticos do referido projeto. 
É possível fazer do Brasil um País de leitores?
Acreditamos que sim. Compartilhamos com o Instituto Natura a ideia que: "Uma sociedade mais justa se constrói por meio de uma educação de qualidade. Foi com essa crença que a Natura criou, há 15 anos, o Crer Para Ver, um programa que investe diretamente na educação pública brasileira. Beneficiando milhões de pessoas para ajudar a transformar o nosso país".
Como está a Educação Brasileira? Veja abaixo:
O alcance do Projeto Trilhas:
Nosso desafio
Engajar todos os envolvidos na Rede de Ancoragem de modo a alcançar o objetivo principal: que as crianças tenham seu direito de aprender atendido.
HEC DO DIA 11/10/2012
Apresentamos a todos os professores da escola o Projeto Trilhas. Explicamos que na Rede Municipal de Marília a formação teve início em agosto e participam professores de 1º ano e professores coordenadores que realizaram inscrição e que tem como função se tornarem multiplicadores do Projeto para os demais professores que não participam do curso. 
Em seguida, esclarecemos que os professores reunidos por ano/série, conheceriam dois livros do acervo literário desse Projeto e pensariam em como contá-los aos alunos, utilizando-se estratégias diferentes das comumente utilizadas: apresentação de slides e leitura oral direto do livro. Tais estratégias poderiam ser utilizadas, mas não somente elas. 
Os livros foram previamente separados pelas coordenadoras e os grupos de cada HEC (da manhã e da tarde) receberam os mesmos pares de livros:
Primeiro ano:
Livro 1: UMA GIRAFA E TANTO 
Autor: SHEL SILVERSTEIN 
Título do Livro
Livro 2: O REI BIGODEIRA E SUA BANHEIRA 
Autor: AUDREY WOOD 
Segundo ano:
Livro1: QUER BRINCAR DE PIQUE-ESCONDE? 
Autor: ISABELLA E ANGIOLINA 
Livro 2: BRUXA, BRUXA VENHA À MINHA FESTA 
Autor: ARDEN DRUCE 
Terceiro ano:
Livro 1: O GRANDE RABANETE 
Autor: TATIANA BELINKY 
Livro 2: A CASA SONOLENTA 
Autor: AUDREY WOOD 
Quarto ano:
Livro 1: A FLAUTA DO TATU 
Autor: ANGELA LAGO 

Virando Onça - A Flauta do Tatu
Livro 2: CABRITOS, CABRITÕES 
Autor: OLALLA GONZÁLEZ 
Cabritos, Cabritões
Quinto ano:
Livro 1: O BICHO FOLHARAL 
Autor: ANGELA LAGO 
o bicho folharal
Livro 2: OS SETE CABRITINHOS 
Autor: ADAPTAÇÃO DE XOSÉ BALLESTEROS 
EJA e Eventuais:
Livro 1: PÊSSEGO, PERA, AMEIXA NO POMAR 
Autor: JANET E ALLAN AHLBERG 
Livro 2: FIZ VOAR O MEU CHAPÉU 
Autor: ANA MARIA MACHADO
Fiz Voar o meu Chapéu
Os professores registraram suas ideias (em folha cujo modelo encontra-se abaixo) e a mais interessante de cada livro foi selecionada para confeccionarem os materiais nos próximos HEC. 
Veja as fotos do início das atividades: 
Clique com o botão direito "abrir link em nova guia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário