24/11/12

Sequencia didática - Salada de frutas

526245_517812618234073_1562626162_n_large
Os alunos do terceiro ano C - professora Vanessa Santos participaram dessa deliciosa atividade que será descrita abaixo. Vale a pena conferir post do dia 20/10/12 intitulado: "Aulas de culinária para crianças"
Roda da conversa:
O que costumam comer?
Quantas refeições fazem durante o dia?
Vocês acreditam ter uma alimentação saudável?
Na alimentação que fazem tem espaço para as frutas?
Quais são as frutas preferidas de cada criança?
Tumblr_lwmoisq7qu1qgltz8o1_500_large_large
Posteriormente foi proposto aos alunos a construção de um gráfico na lousa demonstrando o levantamento das frutas preferidas da turma. Utilizaram para essa atividade o caderno quadriculado. A seguir a leitura do texto abaixo:
Baile das frutas 
Houve um dia na roça,
Um baile espetacular,
Organizado pelas frutas,
Dentro de um belo pomar.
O caju dançava com a pitanga,
A jaca com o mamão,
O caqui com a manga
E a carambola com o limão. 
O baile seguia alegre,
Cada vez mais animado,
Com a chegada de mais frutas
E os seus belos bailados. 
O jambo dançava com a uva,
O abacate com a goiaba,
O abacaxi com a banana
E o melão com a jabuticaba. 
E nesse bailão animado,
Triste estava a laranja,
Ao ver o seu amado
Dançando com a jabuticaba. 
O baile ia noite adentro,
Atravessando a madrugada,
Quando ouviu-se uma voz:
"Vamos todos dançar e aproveitar,
senão quem sabe amanhã,
alguém pode nos chupar! 
"E assim continuou o baile,
Até o sol raiar!... 
Tumblr_lzvhg7v20r1ro4dlto1_500_large
Após a leitura e interpretação da poesia, os alunos fizeram a ilustração e verificaram se havia alguma fruta citada no texto que não conheciam, anotaram o nome no caderno, pois na segunda atividade teriam oportunidade de conhecê-la. 
Trabalhando a estrutura textual de uma poesia. 
1- Qual o título do poema? 
2- Quantos versos? Numere-os. 
3- Copie o verso que tem o nome da sua fruta preferida. 
Com as frutas que as crianças trouxeram, montamos uma salada de frutas. Para tanto, solicitamos que providenciassem uma receita e  a registrassem no caderno.
Problematizando

O que é uma receita culinária?
Para que serve?
É mais fácil preparar alimento com ou sem receita? Depois que concluíram que se trata de um texto de instruções, trabalhamos a receita abaixo:

Receita: Salada de frutas


Ingredientes:
Bananas
Maçãs
Mamão médio
Laranjas
Melão
Outras frutas a gosto 
Modo de preparo:
1- Lave as mãos e prepare um ambiente limpo; 

2- Pique todas as frutas; 
3- Coloque em uma vasilha e mecha bem. Se preferir acrescente um pouco de mel ou açúcar; 
4- Agora, é só saborear. 

Depois do registro no caderno, seguimos as orientações da receita e montamos com a turma a salada de frutas.
Para finalizar ...


Mais algumas fotos:


Frases de John Dewey: 
"O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter" 
"A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento" 

3 comentários:

  1. Muito bacana, eu comi dessa salada, estava muito boa.
    Parabéns a Vanessa e seus alunos, gostei principalmente porque os alunos participaram manualmente e não só como ouvintes. Parabéns Rose, pela publicação dos trabalhos.Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também comi.... Adorei!!!!!!!!!!!!!!!
      Se eu pudesse (...) ficava só fotografando cada "lance" legal da escola, são muitos (...)
      Sou apaixonada por escola!!! Graças a Deus!!!
      Obrigada pela visita e interlocução.
      Bjs
      Volte sempre!!!
      Rose

      Excluir
  2. Anônimo10.6.13

    I love it , because im doing a homework abou these , so its so helpfull to me ! thanks for post that !!!

    ResponderExcluir