Licensa

25/11/2012

Separação de misturas - Ciências

Tumblr_m8i5ya613e1qzzv1s_large
As crianças do terceiro ano B - professora Elisabete Cristina Bernardo Pereira - estudaram sobre a separação de misturas em Ciências. Para concluir o conteúdo a professora combinou com a turma de fazer demonstrações das misturas ilustradas no livro didático. Os alunos se reuniram em grupo, prepararam o material em casa e no dia marcado apresentaram aos colegas. Primeiro vejamos um pouco sobre o conteúdo estudado:
Separação de misturas homogêneas
As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas, é preciso métodos especiais de separação, como a destilação simples e a fracionada, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido. 
Destilação Simples: É um processo utilizado para separarmos um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador. O condensador possui um balão de destilação onde a mistura é aquecida, os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em líquido novamente através do processo de liquefação. A parte sólida da mistura não se evapora, pois não é volátil, sendo assim permanece no balão de destilação. 
Destilação Fracionada: O processo de destilação fracionada compreende o aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição não muito próximos. Assim, a solução é aquecida e separa-se, inicialmente, o líquido com menor ponto de ebulição. Em seguida, a solução é aquecida até separar o líquido com o ponto de ebulição acima do primeiro líquido separado, e assim, sucessivamente, até a separação do líquido com maior ponto de ebulição.
Exemplos: 
- A destilação fracionada é usada, por exemplo, em indústrias petroquímicas para separar os diversos derivados do petróleo, onde cada componente é destilado a uma temperatura diferente. 
- Outro exemplo desse processo é presenciado nos alambiques, onde se retira o álcool do mosto (garapa) da cana. Esse mosto é o suco da cana que passa por um processo de decomposição por microorganismos chamados de fermentação.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


Fracionamento de misturas heterogêneas
Na natureza não é possível encontrar todas as substâncias em seu estado puro, no entanto, mesmo quando estão misturadas elas não perdem suas características químicas, sendo assim, é possível separá-las utilizando os métodos seguintes:
Filtração: esse método consiste na passagem da mistura por superfície porosa, no caso um filtro, que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida. Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana, etc. A água para ser considerada potável tem que passar pelas velas dos filtros, que retêm os micro-organismos causadores de doenças. Outro exemplo é quando utilizamos filtros de papel para o preparo do cafezinho.
Decantação: nesse processo separa-se um líquido misturado a outro. As misturas heterogêneas de líquidos, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente. Isso pode ser percebido numa mistura de água com areia ou barro, por exemplo. Você mesmo pode fazer essa experiência, sem dificuldade. Depois que a parte sólida se depositou no fundo do recipiente, podemos despejar a parte líquida em outro recipiente, separando-as.
Separação Magnética: É um método utilizado para separar materiais metálicos ferromagnéticos dos demais pela força de atração do ímã. Uma mistura de limalha (pó) de ferro com outra substância, pó de enxofre, por exemplo, pode ser separada com o emprego de um ímã. Aproximando o ímã da mistura, a limalha de ferro prende-se a ele, separando-se do enxofre.
Ventilação: Você conhece a máquina de beneficiar arroz? Ela separa a casca do grão como se estivesse soprando. A casca de arroz é menos densa que o resto do grão e é levada junto com a corrente de ar. Ventilação é o método de separação de substância sólida, de densidade diferente ao meio que está imersa, através de uma corrente de ar.
Tamisação: Ao preparar o bolo, as quitandeiras costumam peneirar a farinha e o fermento. Desse modo, separa-se a farinha boa da que está empelotada. A parte mais fina (a boa farinha) passa pelas malhas da peneira e os carocinhos ficam retidos. Nos laboratórios usam-se peneiras muito finas chamadas tamises, por isso, o processo de separar misturas por meios de peneiras chama-se de tamisação.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Tumblr_lzjgnhlrqa1r3c09go2_500_large
As crianças apresentaram as seguintes misturas:
solidificação: do sal
filtração: da areia, terra e água
mistura homogênea e heterogenia com água, sal, açúcar e café
solidificação: do sal novamente 
catação: utilizando o feijão
Todas as fotos:
Só se é curioso na proporção de quanto se é instruído. Jean Jacques Rousseau
A arte de interrogar não é tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que de discípulos; é preciso ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe. Jean Jacques Rousseau

3 comentários:

  1. Acabei de ver. Vou repassar o endereço do blog aos alunos para que eles vejam também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!!!
      Espero que eles gostem....
      Obrigado pela visita.
      Volte sempre!
      Rose

      Excluir
  2. brigado tia, (ADIANTOU minha vida)!

    ResponderExcluir