Licensa

17/11/2012

Projeto Trilhas - Finalização dos trabalhos

step_03.JPG
Antes de comentar a respeito da terceira e última parte da confecção do material do Projeto Trilhas, quero aproveitar e apresentar uma ideia muito interessante e relativamente simples. Trata-se de de uma técnica denominada: "Paint a Mural in a Child's Nursery" (Pintar um mural no berçário de uma criança). "I made a makeshift projector using a box, a lamp and some tape. Project the transparency onto the wall. I found that using a light bulb without the "frosting" on the inside made for a clearer picture". ("Eu fiz um projetor improvisado usando uma caixa, uma lâmpada e um pouco de fita. Projetar a transparência na parede. Achei que o uso de uma lâmpada sem a "cobertura" no interior deixa uma imagem mais nítida").
Tumblr_mc9obalyax1qgwqw9o1_500_large
PROJETO TRILHAS DE MATEMÁTICA
Você sabia?
Com o intuito de inserir a matemática como foco de seus projetos, o Instituto Natura está desenvolvendo, em parceria com a Fundação Victor Civita, uma pesquisa que visa mapear boas experiências de formação e materiais para o ensino na área de matemática.
Com o mapeamento feito, pretende-se desenvolver um conjunto de materiais que visa instrumentalizar o trabalho do professor das escolas públicas de Ensino Fundamental no campo da Matemática. Fonte
HEC DO DIA 25/10/2012
(...) "Com relação à atividade realizada com os livros do acervo literário do Projeto Trilhas, percebemos que os professores se envolveram bastante com a atividade. Isso é muito positivo, pois na maioria das vezes utilizam somente a leitura oral, silenciosa ou coletiva ao apresentar um livro aos alunos, e a contação de histórias dificilmente é utilizada. Com essa atividade, pretendemos mostrar aos professores de nossa escola que apesar da leitura e da contação de histórias serem atos distintos, ambas precisam ser levadas em consideração no planejamento. 
Variar a maneira de apresentar um livro aos alunos precisa ser uma ação constante do professor, para formarmos leitores literários. Da forma como a história é apresentada aos alunos, transformamos o que deveria ser uma leitura prazerosa e livre em uma atividade didática, compulsória, impessoal e utilitária, afastando as crianças dos livros, que passam a ser vistos como símbolos do seu fracasso escolar. 
Esperamos que percebam que para tornar uma narrativa mais atraente, é interessante valer-se de diversos recursos que a enriquecem (livro, gravuras, flanelógrafo, fantoches, desenhos, gestos, vozes e roupas), explorando bastante a criatividade. Esses recursos auxiliam na contação, uma vez que as personagens tornam-se, de certa forma, reais, chamando a atenção das crianças e estimulando a imaginação. 
É necessário, portanto, buscarmos práticas que favoreçam a construção de uma nova imagem da leitura – como uma atividade interessante, prazerosa e divertida. Apesar de o ato de contar a história não substituir a leitura (enquanto ato de ler), a contação é uma arte com a qual se faz a ponte que transporta o contador e seu ouvinte para o mundo do imaginário, onde todos os sentimentos e emoções podem ser expostos por meio da simbolização, sem receios e sem medos". Professoras coordenadoras Simone e Solange.
clique com o botão direito "abrir link em uma nova guia"
(...) O professor é o amigo sincero que ajuda o aluno a superar os limites da vida, desbravando com determinação e ousadia essa fantástica região chamada Experiência. 
Enfim — o professor é o Mestre.
Autor: Edson Marques — No livro SOLIDÃO À MIL — Páginas 152-153

2 comentários:

  1. Solange18.11.12

    Temos sinceramente que nos orgulhar dos professores de nossa escola que procuraram desenvolver essa atividade com bastante carinho e capricho... fico surpresa com o esforço que cada um disponibilizou nesses encontros para o resultado final ter ficado tão maravilhoso!
    Esses profissionais merecem o nosso parabéns! Não vejo a hora de ver o final de cada livro...
    À todos eles, não tenho outras palavras a dizer a não ser muito obrigada por tudo e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!!!!
      O material ficou riquíssimo, muito bem feito e será de grande valor para todos os alunos da escola.
      Mais uma vez os professores arrasaram!!!!
      Obrigado pela visita e interlocução
      Rose

      Excluir