Licensa

03/11/2012

O ensino de arte nas series iniciais – Ciclo I

Pigmaleao_03_large
...até parece de mentira e até parece de verdade.
Só é verdade no mundo de quem gosta 
de inventar, como você e eu. 
Clarice Lispector
Pensar um projeto de Arte na escola e, especialmente um projeto que contemple o ensinar/aprender Arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental, requer a clareza de dois pontos fundamentais:
1. Arte é área do conhecimento humano, patrimônio histórico e cultural da humanidade;
2. Arte é linguagem, portanto, um sistema simbólico de representação.
A escola, local privilegiado onde os saberes acumulados pelo homem e aqueles que serão produzidos coletivamente são compartilhados na busca da construção do cidadão consciente, participativo, crítico, sensível e transformador da sociedade, não se completa se não contemplar em seu currículo o ensino competente nas linguagens artísticas.
O professor que leciona nas séries iniciais, tendo como foco principal o desenvolvimento das competências da leitura e da escrita, tem o dever de possibilitar às crianças o acesso também à leitura e produção de textos nas linguagens não verbais, matéria-prima do universo da ArteManipular, organizar, compor, significar, decodificar, interpretar, produzir, conhecer imagens visuais, sonoras e gestuais/corporais são requisitos indispensáveis ao cidadão contemporâneo. A leitura de mundo, o letramento, vão além do texto escrito... 
Como afirmam os Parâmetros Curriculares  Nacionais, a Arte é um modo privilegiado de conhecimento e aproximação entre indivíduos de culturas diversas; favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças, num plano que vai além do discurso verbal.    
O ensino de arte nas séries iniciais: ciclo I / Secretaria da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas; organização de Roseli Cassar Ventrella e Maria Alice Lima Garcia. - São Paulo : FDE, 2006.
Tumblr_lqq07mtpyk1qkmm90o1_500_large
A professora do terceiro ano A - Isabel Cristina Verga Fernandes - realizou uma atividade muito gostosa, divertida, interessante e bonita de colagem com grãos. Veja as fotos abaixo:
“Os limites de minha linguagem 
denotam os limites do meu mundo”
Wittgenstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário