Licensa

14/11/2012

Eterna gratidão a quem esteve sempre ao meu lado ...

Tumblr_m39hlc7gyu1qd4q01o1_500_large
Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso
Pode ser que um dia deixemos de nos falar... 
Mas, enquanto houver amizade, 
Faremos as pazes de novo. 

Pode ser que um dia o tempo passe... 
Mas, se a amizade permanecer, 
Um de outro se há-de lembrar. 

Pode ser que um dia nos afastemos... 
Mas, se formos amigos de verdade, 
A amizade nos reaproximará. 

Pode ser que um dia não mais existamos... 
Mas, se ainda sobrar amizade, 
Nasceremos de novo, um para o outro. 

Pode ser que um dia tudo acabe... 
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente, 
Cada vez de forma diferente. 
Sendo único e inesquecível cada momento 
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre. 

Há duas formas para viver a sua vida: 
Uma é acreditar que não existe milagre. 
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
BONS AMIGOS
Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas! 
Um carinho...
Loucos e Santos
Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. 
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. 
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. 
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. 
Deles não quero resposta, quero meu avesso. 
Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim
Para isso, só sendo louco
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. 
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. 
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. 
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. 
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. 
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça
Não quero amigos adultos nem chatos. 
Quero-os metade infância e outra metade velhice! 
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. 
Tenho amigos para saber quem eu sou. 
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril. 
Muitas mudanças ocorreram neste ano (...) Mudar é preciso! A Lucilene e a Priscila se tornaram mães! Uma grande benção na vida de uma mulher (...) A Eliane cuidará daquela que sempre cuidou dela e da família - sua mãe! 
A Marciley e a Simone vieram nos ajudar (...) A renovação (mesmo que temporária)  também e importante e traz grandes benefícios a todos nós!
Soneto do amigo
Enfim, depois de tanto erro passado 
Tantas retaliações, tanto perigo 
Eis que ressurge noutro o velho amigo 
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado 
Com olhos que contêm o olhar antigo 
Sempre comigo um pouco atribulado 
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano 
Sabendo se mover e comover 
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

12 comentários:

  1. Anônimo14.11.12

    Ai que lindo Rose...
    Uma homenagem e tanto para todas nós...
    Saiba que vc também é uma pessoa especial, e que mesmo depois de tanto tempo trabalhando juntas só agora mais próximas, pude ver o quanto podemos aprender e crescer contigo...Agradeço pela oportunidade que me deu e também de ter a chance de conhece-la melhor...
    Um grande abraço!!!
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei postando e agora chorei novamente lendo seu recado...
      Sem palavras... Só quem convive oito horas comigo, conhece de perto as batalhas que enfrentamos pode entender...
      Muitos não entenderão. Não importa! Como diz, Marquês de Sade: "Só me dirijo às pessoas capazes de me entender, e essas poderão ler-me sem perigo".
      Ou quem sabe, Clarice Lispector: "Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...
      Ou toca, ou não toca".
      Obrigado pela visita!
      Beijos
      Rose

      Excluir
  2. Nossa...que lindo!
    Eu amei!
    Novamente o meu muito obrigada por tudo que vc fez e faz por mim...
    Obrigada pela oportunidade que tive em estar esses 8 meses ao seu lado, aprendendo de tudo um pouco!
    Sempre digo, que depois disso tudo, nunca mais serei a mesma, pois vejo tudo com outros olhos...sinto tudo melhor agora, pois conheci e reconheci muitas pessoas importantes neste meu processo de crescimento profissional e pessoal!
    Obrigada sempre!!!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei-me de uma frase de Lya Luft que diz o seguinte: "A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura."
      Estou entrando nessa fase... acredito que uma das melhores da vida!!! Por mais que você erre, você consegue, entender, voltar atrás, não se culpar tanto, valorizar o que é bom ... etc.
      Obrigado pela visita, carinho, ajuda, compreensão, etc....
      Beijos
      Rose

      Excluir
  3. Anônimo14.11.12

    Nossaaa..... Me deixou sem palavras!!
    Obrigada pelo carinho, você é muito especial para mim. Cresci muito esses anos ao seu lado e isso só foi possível porque você confiou no meu potencial e soube esperar meu "tempo de amadurecimento", sou muito grata a ti por isso. Durante esses anos passamos por diversas provações mas juntas vencemos todas elas, e justamente estas situações nos fizeram mais que colegas de trabalho ou amigas nos fizeram irmãs.... E como todas irmãs tbm nos desentendemos,apontamos falhas, vibramos com as vitorias da outra e tbm fazemos muitaaaaa bagunça...kkkk. Adoro contar as historias das coisas que aprontamos...kkkk,lembra a compra do aspirador, os desfiles nos provadores etc... Só risadas!!!
    Hoje o dito popular "Deus escreve certo por linhas tortas" faz muito sentido na minha vida, vivi isso na pele quando quase morri de chorar ao ser removida para o Capelozza...kkk (lembra o bafão? Mal sabia eu que naquela mudança que parecia tão assustadora estava uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
    Para as outras meninas da equipe (Solange, Lucilene, Priscila, Marciley,Simone)aproveito para registrar o meu muito obrigada pelo carinho, conselhos, e toda a ajuda no dia a dia.... Ahhhh, e pelos momentos de risos e descontração tbm.... Somos uma equipe de gente feliz né!!!
    Rose, mais uma vez obrigadaaaa por tudo.
    Saiba que sempre estarei aqui para o que for preciso....
    Bjs
    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei de novo!!!!!!!! Eta sensibilidade a flor da pele!!!
      Essa postagem vai dar o que falar... Lendo sua mensagem lembrei-me da música de Oswaldo Montenegro: "A lista". Considero uma das músicas que mais tocam o meu coração, lembra?
      (...)
      Faça uma lista de grandes amigos,
      quem você mais via há dez anos atrás...
      Quantos você ainda vê todo dia ?
      Quantos você já não encontra mais?
      Faça uma lista dos sonhos que tinha...
      Quantos você desistiu de sonhar?
      Quantos amores jurados pra sempre...
      Quantos você conseguiu preservar?
      Onde você ainda se reconhece,
      na foto passada ou no espelho de agora?
      Hoje é do jeito que achou que seria?
      Quantos amigos você jogou fora...
      Quantos mistérios que você sondava,
      quantos você conseguiu entender?
      Quantos defeitos sanados com o tempo,
      era o melhor que havia em você?
      Quantas mentiras você condenava,
      quantas você teve que cometer ?
      Quantas canções que você não cantava,
      hoje assobia pra sobreviver ...
      Quantos segredos que você guardava,
      hoje são bobos ninguém quer saber ...
      Quantas pessoas que você amava,
      hoje acredita que amam você?
      (...)
      Pensando sobre isso, posso dizer que a minha lista não é muito extensa não, mas os poucos que tenho são muito especiais...
      Agradeço a Deus pelos sonhos realizados, pelos amigos conquistados, por seu ser do jeito que eu sonhei que seria quando ainda jovem (com defeitos, qualidades, mas com personalidade própria).
      Pensei nas mentiras que eu condenada (como diz a música) e que eu tive que cometer... Enfim... pude refletir sobre minha vida!!!
      Como disse em uma postagem do face: "Sou feliz assim" e vocês fazem parte disso tudo!
      Obrigado
      Beijos
      Rose

      Excluir
  4. Anônimo18.11.12

    Rose,
    Muito obrigada pela oportunidade de poder trabalhar "diretamente ao seu lado", aprendendo cada dia mais e mais...
    Nesses quase 6 anos obtive "riquíssimas lições" que jamais poderia adquirir de outras maneiras... essa é a vantagem de se "ter uma mestra apaixonada pela educação, pela vida e pela justiça" ao nosso lado.
    Palavras não poderão nunca dimensionar o que você representa em minha caminhada. Espero muito ter condições de futuramente retribuir tudo o que fez e ainda faz por mim, tudo o que está fazendo pelo meu crescimento não só profissional, mas principalmente pessoal!
    Mais uma vez, obrigada por tudo... obrigada pelas incansáveis lições!!!
    Beijos,
    Solange.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange, em primeiro lugar agradeço a visita e principalmente (o primeiro) de muitos comentários que certamente virão daqui para frente...
      Vocês me emocionaram muito, cada uma a seu modo ...
      Certa vez li uma frase de Rubem Alves que dizia mais ou menos assim: "Aprenda a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que deve fazer e das pessoas que o cercam. Em pouco tempo descobrirá que a vida é muito boa e que você é uma pessoa querida por todos."
      Hoje percebo o quanto essa frase faz sentido em minha vida! Aprendi a gostar muito de ser educadora. Não trocaria por nenhuma outra profissão. Talvez eu não tenha conseguido ser "querida" por "todos" (acho isso muito difícil), mas pelo menos pelas pessoas que me importam, acredito que sou e fico feliz por isso.
      Todas nós aprendemos uma com as outras. Sempre!!! Cada dia mais!!! Acho que as pessoas que por ventura lerem essas postagens pensarão que é pura demagogia (não existe mar de rosas). E eu digo, não existe mesmo!!!! Nosso respeito, gratidão, carinho, etc. uma pela outra não significa que nunca tivemos "problemas", "desavenças", "dificuldades", etc... A diferença é que apesar de tudo, soubemos superar, enfrentar e principalmente, não deixar que outras questões apaguem o lado positivo e bonito da nossa caminhada!!!
      Obrigado por tudo!!!
      Estou orgulhosa de você (por vários motivos)
      Beijos
      Rose

      Excluir
  5. ahhhhhhhhhh que lindo!!!! Tem um lugarzinho pro meu agradecimento também???!!! Não podia deixar de registrar....rsrrsrsr Minha participação é antiga..foi pequena... mas pra mim muito importante. Agradeço você Rose por ter sido "o divisor de águas na minha vida", já te disse isso ne?! Tantas falhas, tantos receios, inseguranças.. mas acredito ter sido o meu melhor naquele momento... Hoje posso ver tantas mudanças, tanto crescimento... Agradeço pela oportunidade sempre! Lembro-me de chegar depois do almoço sempre chorando.. lembra Eliane?? O que foi Paula? Nada! é que deixei meu nene sozinho.... rsrsrsr ahhh que fase..rsrsrsr
    Tenho um enorme carinho por vocês!!! Parabéns pelo trabalho Rose... e continue na fé, com essa espiritualidade divina...


    Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.
    Carlos Drummond de Andrade


    " Não vou desistir de você!" essa frase vai ficar guardada sempre comigo.... uma lição pra mim!!!!


    Amigos verdadeiros, são para sempre porque...
    não importa a distância,
    no coração estarão sempre perto.
    não importam as diferenças,
    no coração sempre terão um ponto de acordo.
    não importam as brigas,
    no coração sempre haverá lugar para o perdão.
    não importam circunstâncias,
    sempre haverá um ombro para recostar,
    mãos para ajudar,
    olhos para enxergar e chorar de alegria e dor,
    bocas para expressar as verdades e sorrir.
    Amigos, verdadeiros são para sempre, porque
    quando dois corações se unem, formando um só,
    DEUS se manifesta ali, através do amor
    e o amor é mais forte que a morte,
    é benigno, paciente, tudo sofre, crê, supera.
    não se ufana, nem se ensoberbece, apenas ...ama.
    certamente, permanece.
    Alessandra S. L. Nascimento

    beijo enorme e minha eterna gratidão sempre...
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAULA, que bom que você participou ... foi muito importante para mim ler seu comentário!!!
      Tenho que ser justa, afinal outras pessoas muito importantes participaram e ainda participam desta caminhada ao meu lado! Você é uma delas... a Joice e a Rosana outras. O problema de começar a citar nomes é que corremos o risco de sermos injustos e deixar alguém muito importante para trás. Na verdade todos os professores, funcionários ... também me ajudaram muito e merecem todo meu respeito e a minha gratidão! Sempre!!!
      Como disse certa vez Ana Jácomo - só espero que: "Que nenhum gesto meu aperte o seu coração, intimide o seu riso, acorde o seu medo, machuque a sua espontaneidade.” e completaria ... e que possamos envelhecer amigas .... sempre ....
      Grande beijo
      Rose

      Excluir
  6. Priscila21.11.12

    Rose...Que bela homenagem!!!Muito linda!!!Sábias palavras!!!
    Gratidão...uma grande virtude!!!
    Quero te agradecer por tudo que já fez por mim...Serei sempre grata!!!
    Obrigada pela paciência, carinho, respeito, gratidão... por todo o aprendizado e principalmente pela oportunidade de trabalhar com você e aprender tanto!!!Reconheço o quanto "cresci" desde que entrei no Capelozza e devo muito a você...
    Durante esses anos que se passaram...sabemos que nem tudo foram flores...tiveram muitos espinhos...mas superamos cada um deles, que é o mais importante!! Tudo valeu como aprendizado e experiência...Faz parte!!!
    Peço sempre em minhas orações que Deus continue abençoando e iluminando sua trajetória e missão, que sabemos que não é fácil, mas que tem sido exercida com muito carinho, amor e dedicação!!!...E te dando muita sabedoria e força para superar todos os obstáculos!!!
    Conte comigo sempre!!!
    Beijos!!!E mais uma vez...obrigadaaa!!!
    Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, assim não dá!!! Toda vez que alguém comenta eu choro.... vou desidratar desse jeito kkkk
      Priscila, cada uma de vocês tem grandes qualidades... (diferentes uma da outra, mas que no conjunto completam uma equipe). Uma das suas (que são muitas) é a alegria, o jeito leve, tranquilo, doce, amável de ver a vida (embora as vezes ingênuo, mas não por maldade e sim por acreditar sempre em tudo e em todos!) Sei que essa experiência foi um "choque de realidade". Te fez as vezes ver coisas ruins, lidar com situações difíceis, ser mais "dura" com algumas pessoas e situações, mas faz parte! Você cresceu, todas cresceram e muito!!! tenho orgulho de todas. Sei que cada uma poderia tocar uma escola com toda tranquilidade. Fico feliz por isso. Me sinto mais educadora do que nunca, ajudando a formar educadores e me formando no processo.
      Para todas eu coloquei uma frase, música, etc. que tem algum valor ou sentido para nós! Para você deixo a citação abaixo:
      “Algumas pessoas se destacam para nós. Não há argumento capaz de nos fazer entender exatamente como isso acontece. Porquê dançam conosco com mais leveza nessa coreografia bela, e tantas vezes atrapalhada, dos encontros humanos. Muitas vezes tentamos explicar, em vão, a medida do nosso bem-querer. A doçura de que é feito o olhar que lhes dirigimos. O sentimento que nos move para ajudá-las a despertar um único sorriso. Não importa quando as encontramos no nosso caminho. Parece que estão na nossa vida desde sempre e que mesmo depois dela permanecerão conosco.” Ana Jácomo
      Pra mim, você é assim...
      Um grande beijo
      Rose

      Excluir