Licensa

21/11/2012

Estagio supervisionado - continuação

Tumblr_mbl8q991j61rogngso1_500_large
No dia 30/10/12 postamos sobre o "Estágio supervisionado em Psicologia Escolar: desmistificando o modelo clínico". Na oportunidade dissemos que "só faz sentido o trabalho do psicólogo na escola se ele tiver consciência de que vai colaborar na função da escola, que é levar o aluno a se apropriar do conhecimento científico produzido na humanidade".
Comentamos que a estagiária Márcia Regina Salviano Moreira, aluna da Associação Cultural e Educacional de Garça - ACEG iniciou seu estágio em nossa escola a partir de 01/08/12 com previsão de término em 08/12/12 e que o tema a ser trabalhado seria: inclusão.
Entre as atividades previstas, estava o trabalho com regras e a recompensa pelo bom comportamento com filme, pipoca e refrigerante 15 dias após a primeira atividade aplicada com o grupo.
A escolha do filme foi realizada de forma democrática, ou seja, o professor deixou uma caixa na sala de aula e os alunos foram colocando o nome do filme que gostariam de assistir. Após levantamento o resultado foi este:
Veja como ficou o medidor de comportamento da turma:
A conquista é lenta ..., mas cada avanço precisa ser valorizado!!!
Preparação e expectativa!!!
A exibição do filme ...
Com direito a pipoca e refrigerante...

O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional, pode atuar no campo da medicina, na área da industria e na área da educação. Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção:
1º- aspecto: o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano;
2º- aspecto: o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno. Fonte

4 comentários:

  1. Anônimo29.12.12

    Boa tarde diretora Rose e aluna Márcia. Foi com muita alegria em meu coração que li neste blog a respeito dos resultados do trabalho "coletivo" realizado nesta escola. Sou professora do ensino fundamental e também professora da Márcia no curso de Psicologia da FAEF (disciplina Terapia Familiar) e estou extremamente esperançosa do quanto é possível fazer quando se tem um propósito sólido e, principalmente, vontade de fazer acontecer... Obrigada prOfª Rose por acreditar em nossos alunos... obrigada Márcia por nos orgulhar...PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!!!!!!! Beijos. Profª Ms Bárbara Fonseca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita, a consideração e elogio ao nosso trabalho!
      Gostei muito da participação da estagiária Márcia em nossa escola e o objetivo deste blog é divulgar experiências importantes e possíveis ....
      Volte sempre!
      Um abraço
      Rose

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog e pelo lindo trabalho como diretora, ainda não a conheço pessoalmente mas ouço coisas muito boas sobre seu trabalho.
    Abraço!
    ❝Blog Professora Estagiária❞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo incentivo!
      Volte sempre!
      Um forte abraço
      Rose

      Excluir