Licensa

22/11/2012

Encerrando Ciclos da Vida!

Tumblr_lpljrwbzet1qavuv9o1_500_large
Nesta terça-feira participei de mais um encontro do curso: "Interface saúde e Educação" ministrado pela doutora Rosa Dantas e pela psicóloga Tânia Paula que desenvolve o projeto: "Cuidando do Educador". Era para ser um encontro como os demais, com reflexões, aprendizagem, trocas, descobertas, etc, mas foi diferente e marcante! A despedida de uma grande amiga e educadora Fátima Alvarez - diretora da EMEF Paulo Freire, grande amiga, companheira, confidente, referência, apoio, (...).
Chorei muito, mas sei que não era preciso! Trata-se apenas de uma mudança de rumos, de rotina. Continuaremos a nos ver, nos falar, trocar ideias, discutir sobre temas educacionais, contar sobre nossas vidas, nossas dificuldades, nossas conquistas (...) A única diferença é que ela passará a ter mais tempo do que eu (kkkk). Quando nos encontrarmos estará mais serena, tranquila, e isso será muito bom para mim!
Só sinto, porque trata-se de uma educadora que eu sempre me identifiquei, procurei ficar próxima, partilhar... Sinto-me meio sozinha, sem rumo, mas logo me encontro (...) Não posso e não devo ser tão egoísta assim. Postarei abaixo o texto que lemos para ela como "despedida".
Encerrando ciclos -  Fernando Pessoa
Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? 
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu (...)
(...) Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão

2 comentários:

  1. Sempre leio os poemas que você coloca e destaco uma frase, !há sempre um verso que me chama atenção...uma reflexão que me toca...
    Nesse não consegui..... são vários versos que gostei...... é lindo demais!!!!!!
    Bj
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paula por estar sempre presente... prestigiando tudo que eu posto no blog!
      Realmente o texto é lindo!!! A questão do ciclo da vida é Bíblico:
      TEMPO PARA TUDO
      Tudo neste mundo tem seu tempo;
      cada coisa tem sua ocasião.
      Há um tempo de nascer e tempo de morrer;
      tempo de plantar e tempo de arrancar;
      tempo de matar e tempo de curar;
      tempo de derrubar e tempo de construir;
      Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar:
      tempo de chorar e tempo de dançar;
      tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las;
      tempo de abraçar e tempo de afastar;
      Há tempo de procurar e tempo de perder;
      tempo de economizar e tempo de desperdiçar;
      tempo de rasgar e tempo de remendar;
      tempo de ficar calado e tempo de falar.
      Há tempo de amar e tempo de odiar
      tempo de guerra e tempo de paz.
      Eclesiaste 3, 1-8
      Felizes daqueles que conquistam a compreensão de cada momento desse e tem sabedoria para lidar com cada situação a seu tempo!
      Obrigado pela visita
      Beijos
      Rose

      Excluir