Licensa

02/11/2012

Atividade com tampinhas de garrafa pet

Tumblr_lojw2ho5eo1qmn4uto1_500_large
A professora do quarto ano B do período da manhã - Denise Sulpício - realizou com os alunos a confecção de "monstrinhos" utilizando tampas de garrafa PET  A dica é trabalhar com esse material, enfocando a importância da reciclagem para nosso mundo.
Veja mais sugestões clicando aqui.
A importância da reciclagem da garrafa PET
Em 1988 a garrafa plástica feita com polietileno surgiu ,como opção leve e barata substuindo assim as garrafas de vidro. Mas infelizmente não foram criadas junto com as Pets (como são conhecidas hoje) a solução para o descarte ou até mesmo reutilização, isso fez com que se juntassem montanhas de plástico sem utilidade e que levam milhares de anos para se decompor no meio ambiente .
O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume de reciclagem atualmente beira os 50%. O que significa que ao menos um bilhão de garrafas PET são descartadas no meio ambiente por ano, isso somente no Brasil.
As garrafas PET muitas das vezes são descartadas no meio ambiente e demoram muito tempo para se decompor prejudicando assim, o solo, animais e plantas.
Existem muitos projetos para reciclagem desse material, hoje uma garrafa PET pode se tornar sacola retornável, fibra para confecção de tecido para vestuário, objetos de decoração, além de serem trituradas e recicladas voltando assim ao mercado como garrafas. Uma garrafa de polietileno reciclado custa cerca de 40% menos que a tradicional e a maneira como a reciclagem é feita elimina qualquer possibilidade de contaminação ou queda na qualidade do produto final. É uma perfeita garrafa PET, só que a matéria-prima já veio semi-pronta.
Reciclar é fácil e não custa nada, 2 garrafas Pets podem dar origem a uma camiseta, 1 garrafa PET de 2 litros pode dar origem a uma sacola retornável. Fonte
Veja as fotos da atividade:
Falando em monstro ... outra sugestão:
O Professor Sassá ensina a fazer um monstro que solta bolhas de sabão.
sa0
Para fazer esse bichão, você vai precisar de:
- Uma garrafa pet de 600 ml
- Uma toalhinha ou pedaço de pano
- E.V.A. nas cores laranja, verde e preto (ou que você preferir)
- Elástico
- Detergente de louças
- Uma vasilha com água
- Cola de E.V.A.
- Tesoura sem ponta
Agora, siga os passos:
1) Recorte o fundo da garrafa pet.
sa1
2) Em seguida, corte a toalhinha ao meio.
sa2
3) Coloque uma das metades do pano na boca da garrafa. Estique bem e prenda com um elástico. Depois, tire a tampa da garrafa. Deixe de lado um pouco.
sa3
4) Pegue o E.V.A. laranja e recorte o corpo do monstro. O importatne é que o círculo do meio (a boca) seja igual ao da garrafa, que tem 6,5 cm de diâmetro em média (imprima o molde aqui).
sa4
5) Com o E.V.A. verde, recorte os olhos. Depois, faça as sobrancelhas e os olhinhos com o E.V.A. preto. Cole as bolinhas pretas por cima e as sobrancelhas por baixo dos olhos verdes.
sa5
6) Cole os olhinhos no corpo do monstro.
sa6
7) Agora, encaixe a boca do monstro na garrafa.
sa7
8 ) Coloque um pouquinho de detergente de louças dentro da garrafa.
sa8
9) Mergulhe a boquinha do monstro numa bacia com água.
PRONTO!
É só assoprar para o monstro começar a fazer bolhas de espuma.
sa9
"Professor Sassá" é um quadro que vai ao ar no programa CLUBTI da REDE APARECIDA.
Mais uma sugestão: 

Um comentário: