Licensa

17/10/2012

Plantio de árvore em espaço público

Tumblr_lrc98bgp6t1qmn56do1_500_large
No dia 10/10/12, em parceria com a Unidade de Saúde, realizamos o plantio de mudas de árvores em um local público, próximo a escola. 
"O processo de intensa urbanização sem uma adequada revegetação, pode ser um dos formadores do processo já conhecido por “Ilhas de calor”. Este fenômeno ocorre nas cidades, devido à grande concentração de áreas construídas e pavimentadas que favorecem a absorção de radiação solar durante o dia e a reflete à noite, gerando diferencial térmico entre o centro e as áreas periféricas mais vegetadas (LIMA, 1993). Árvores de médio e grande porte reduzem esses efeitos (...) A adequada arborização e uma boa ventilação são dois elementos fundamentais para que ocorra o conforto ambiental no clima tropical úmido (LIMA, 1993).
O sombreamento da copa das árvores sobre o asfalto faz o calor diminuir, aumentando o conforto para os cidadãos (SILVA FILHO, 2007); tal sombreamento das árvores também permite a melhor conservação do asfalto, pela redução do impacto da água das chuvas e da volatilização de seus compostos pela exposição ao calor, reduzindo gastos públicos com a manutenção da pavimentação viária e ampliando sua vida útil (MCPHERSON; MUCHNICK, 2005). 
Do ponto de vista social, para haver sucesso no planejamento da arborização urbana, o envolvimento da comunidade é essencial e sua participação é uma prática recomendável, como educação ambiental, para a mudança de atitudes, de comportamentos e de posturas contrárias ao plantio de árvores. Os órgãos públicos buscam parcerias para o desenvolvimento sustentável nas cidades e, a participação comunitária norteia esse desafio (SILVA, 2005)". Fonte
A caminhada até o local:
Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja. 
Uma ginástica para começar bem o dia ...
Cuide bem da natureza
Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.
O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão. 
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa. 
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza.
Já não há meio ambiente... Mas preservemos o terço de ambiente que nos resta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário