Licensa

20/10/2012

Aulas de culinária para crianças

430122_407164832633415_141214049228496_1783114_1511152568_n_large
Crianças descobrem nas artes da cozinha conteúdos de Ciências,  Matemática, Português, História e Geografia
(...) "A curiosidade e o espírito de investigação foram sendo alimentados (literalmente) pelas experiências constantes e contínuas que envolviam o desenvolvimento das primeiras atitudes científicas. Estes elementos foram enriquecendo o trabalho e nos levando a criar outros caminhos. Foram aparecendo, no desenvolvimento do processo, as demais áreas de conhecimento: a Matemática, através das medidas (de  quantidade, de tempo) e jogos  de  estimativa; a Língua Portuguesa, na leitura e na escrita dos rótulos e receitas; a Geografia e a História, através de receitas típicas e suas origens culturais; a Arte, ao modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos, dando-nos a possibilidade de realizar um trabalho completo e integrado. Além disso, é claro, o imenso prazer pelo resultado na hora da degustação!
"Há mais fenômenos na cozinha do que pode imaginar nossa vã (e deliciosa) gastronomia. Mas não são fruto do acaso nem passe de mágica: na verdade, resultam de importantes e às vezes complexas reações químicas. A cozinha é,  portanto, um grande e divertido laboratório científico, e conhecê-lo em detalhes pode ser uma viagem fascinante.THIS, Hervé. Um cientista na cozinha. São Paulo: Ática, 1997
Alunos do quinto ano - Prof. Paula Ribeiro
(...) Consideramos que a criança até por volta de 11, 12 anos pratica ainda uma pré-Ciência, pois ainda não tem as condições intelectuais necessárias para o desenvolvimento do pensamento científico que, por sua vez, necessita do pensamento formal. Portanto, neste período a pesquisa feita diretamente no ambiente em que vive é de fundamental importância. As  atividades experimentais devem ser constantes, pois elas propiciam a possibilidade de investigação do real, dão margem à discussão e à interpretação dos resultados obtidos, levando a conclusões. (...)
Theodora M. Mendes de Almeida - Coordenadora Pedagógica da Escola de Educação Infantil Bola de Neve.

2 comentários:

  1. ... As atividades experimentais devem ser constantes, pois elas propiciam a possibilidade de investigação do real, dão margem à discussão e à interpretação dos resultados obtidos, levando a conclusões"
    é o que procuro .. discussões, investigação e interpretação...

    Gostei do suporte e reflexão teórica Rose....
    Obrigada.

    dicasrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!!!
      Vocês fazem cotidianamente um trabalho muito importante que precisava ser conhecido e valorizado!!! Fico muito feliz de ver que estamos crescendo juntos a cada dia ...
      Você está no caminho certo ... o desempenho dos seus alunos demonstra isso!
      Nosso muito obrigado por tudo!!!
      Beijos
      Rose

      Excluir