15/10/12

Ao mestre com carinho!!!

Tumblr_lf0y5dj2jq1qbufufo1_500_large
Dias atrás participei de mais um encontro do curso: “Professor onde está o seu valor”? Em uma atividade proposta pelos organizadores, tivemos que responder a algumas perguntas, entre elas, se eu fosse um filme, que filme eu seria? (...). Ao apresentar ao grupo minhas respostas expliquei: “O filme que eu escolhi foi “Ao mestre com carinho” e o motivo: “justifiquei como sendo devido a postura do educador”. 
No dia 11/10/12 (que antecedeu ao feriado) estava me preparando para organizar minhas coisas para ir embora da escola, quando encontrei um envelope sobre a minha mesa escrito exatamente: “Ao mestre com carinho”. Coincidência? Claro que não! Providência (...).
Tratava-se de uma bela homenagem dos funcionários da escola. Li sozinha e fiquei extremamente emocionada!!! Chorei muito e só consegui abraçar um a um que encontrei pelo caminho dizendo apenas: “obrigado”! 
Confesso que sai muitas vezes da escola chorando, mas por outros motivos (cansaço, desilusão, medo, angústia, solidão, preocupação, etc.), mas desta vez pude experimentar o choro do reconhecimento, da valorização, do respeito, da amizade e companheirismo, (...)
Valeu muito mais do que um presente comprado em uma loja (uma bolsa, um sapato, uma joia, etc. mesmo que fossem caros). O verdadeiro valor está nas coisas simples, espontâneas, verdadeiras, do coração. 
Hoje ao entrar no facebook, me deparei com uma citação postada por uma professora da nossa equipe que diz o seguinte: 
“(...) o magistério em todo o mundo, não só na América Latina, especialmente como definido pelas reformas escolares mundiais, é a profissão mais exigente intelectualmente, mais difícil tecnicamente e mais extenuante emocionalmente dentre aquelas que os seres humanos são capazes de exercer. Nas melhores condições, também é a mais satisfatória, espiritual e pessoalmente, e a mais estimulante intelectualmente de todas as carreiras que se possa imaginar. 
Dirijo-me a vocês como alguém que passou 10 anos ensinando, estudando e trabalhando com os médicos. Meus amigos, comparado à atividade de médico, o magistério é extraordinariamente mais difícil e exigente. Em comparação com eles, ser médico é uma brincadeira de criança" (SHULMAN, 1997).
Cena do filme "Ao mestre com carinho", de 1966, em que alunos fazem uma homenagem ao professor Mark Thackeray (Sidney Poitier) cantando "To sir with love"

2 comentários:

  1. ROSE VC SABE O QUANTO EU GOSTO DE VC POIS JÁ FALEI VARIAS VEZES . EU TENHO UMA CERTEZA NA MINHA VIDA QUE DEUS ESTA SEMPRE COMIGO E ACREDITO QUE APESAR DE CONHECER MUITAS PESSOAS ,EU CREIO QUE DEUS COLOCA ALGUMAS PESSOAS ESPECIAIS NA MINHA VIDA E VC É UMA DELAS .TENHO MUITO ORGULHO DE FALA QUE TRABALHO NO CAPELOZZA E VC SABE O PORQUE E DE DIZE QUE VC É MINHA DIRETORA E TAMBÉM MINHA AMIGA .SÓ NÃO FALO QUE FOI DEUS QUE COLOCOU VC NO MEU CAMINHO,MAIS EU CREIO QUE ELE ME AMA MUITO E ESCOLHEU UMA PESSOA MUITO AMADA POR ELE TAMBÉM PARA ME ENSINA MUITAS COISAS.OBRIGADA POR TUDO VC MERECE ESTA HOMENAGEM SIM POIS VEJO SUA LUTA TODOS OS DIAS É CLARO COM SUA EQUIPE QUE É MARAVILHOSA AMO MUITO VCS QUE DEUS ABENÇOE INFINITAMENTE TODAS VC BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris... nem sei o que dizer ...
      Mais uma vez "OBRIGADO"!
      Beijos
      Rose

      Excluir