Licensa

18/09/2012

Semana da SUPERAÇÃO no Capelozza!!!

377241_478650478819725_215029406_n_large
Por iniciativa dos professores de Educação Física da nossa escola: Iurandi Lima CostaVanderleia Gonçalves Ricci demos inicio a um trabalho que denominamos “Semana da SUPERAÇÃO”. Os alunos dos quintos anos pesquisaram "Como surgiu as Paraolimpíadas" (post de 28/08/12), sobre "Mascote - Olimpíadas de 2012" (post de 28/08/12) e confeccionaram "cartazes, trabalhos e maquetes" sobre o assunto (post de 28/08/12). Dando continuidade ao trabalho, convidamos o coordenador técnico da AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), Celso Parolisi e alguns de seus atletas para um evento em nossa escola.
Participaram deste encontro os alunos dos quintos anos tanto do período da manhã como da tarde, alem das professoras das respectivas turmas, professoras coordenadoras, auxiliares de direção, diretora, e representantes da Secretaria Municipal da Educação: Psicólogo Gilson Cardoso e Professora Áurea Lúcia Rodrigues Bravo - Educação Especial/ Inclusiva.
Chegada dos alunos:
Alunos reunidos: uma mistura de atenção e emoção (...)
O professor Celso Parolisi iniciou apresentando os trabalho desenvolvido pela Entidade. Utilizou de um vídeo para isso:
Depois da exibição explicou: O objetivo é trabalhar com esporte para desenvolver a saúde, sociabilidade e em um terceiro plano observar as chances de o aluno ser um talento e se tornar atleta de ponta. Podem participar pessoas com qualquer tipo de deficiência, como física, visual, auditiva e intelectual. Atualmente, 21 atletas da instituição recebem o Bolsa Atleta, sendo 23 nacionais, três internacionais e uma paralímpica. Para receber o Bolsa Atleta nacional, por exemplo, é necessário estar entre os cinco melhores do país na modalidade”.
Grupo da AMEI:
(...) Contou-nos um pouco da sua história de vida, como as pessoas com Necessidades Especiais eram vistas e tratadas pela sociedade há bem pouco tempo atrás e enfatizou várias vezes a sua preocupação com a mudança de postura da nossa sociedade (que tem ocorrido, mas de forma ainda muito lenta).
Apresentações:
Vídeos para sensibilização:
Destaque para a importância da família
Destaque para a determinação, força de vontade, dedicação (...)

Síndrome de Down
Destaque para superação, sonho, sensibilidade (...)
Nós podemos (...) Nós conseguimos (...) Nós somos capazes (...) Esse foi nosso "grito de guerra" após a exibição deste vídeo. Sem palavras para descrever tanta emoção (...)
Confraternização:
Homenagem espontânea dos alunos, Direção e SME:
Autógrafos para os "fãs":
Exposição dos trabalhos dos alunos:
Despedida:
Esta foi a primeira (de muitas) "Semana da Superação" da nossa escola. Todos nós temos "deficiências" em algum sentido (...) todos nós precisamos nos superar a cada dia, seja profissionalmente, nas relações familiares, espirituais, etc. 
O Possível e o Impossível 
É conhecida a expressão Deus do Impossível, assim como Tudo é possível ao que crê. Luis Pasteur refere à vontade humana para estabelecer a diferença: "A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana." É a mais pura verdade. A Criatura Humana pode determinar, fazendo com que aquilo que é considerado impossível se transforme numa ação possível. O impossível está na cabeça das pessoas que não confiam, não possuem esperança e nem tampouco determinação. A nossa vontade vai conduzir todas as coisas em nosso favor, tornando tudo possível. Basta tão-somente crer! Fonte: 
Deixo a vocês a música cantada por um jovem cego desde que nasceu, mas que é muito feliz e consegue "ver" muito mais do que muitas pessoas "ditas normais"(...)

Um comentário:

  1. Sou Diretora de Escola, e também convidamos o prof Celso Parolisi para uma palestra em nossa escola com a intenção de diminuir as dificuldades da inclusão escolar. Firmamos uma parceria com a AMEI que rendeu muitos frutos e continua rendendo. Ao longo dos anos enfrentamos dificuldades sérias de transporte para esses alunos, mas não desistimos, contormamos de todos os lados, pois realmente acreditamos que: "A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana." Parabéns prof Celso e equipe.

    ResponderExcluir