Licensa

09/09/2012

EJA - Modalidade Específica da Educação escolar

Tumblr_kp8ufxvdao1qzj00ko1_400_large
É na escola que acontece uma parte do processo educativo. Outros espaços podem ser mencionados como: família, local de trabalho, círculo de amizades, veículos de comunicação de massa, de modo que o processo educativo ultrapassa a escola, embora esta seja um espaço privilegiado em que ele acontece. 
O processo educativo deve promover o desenvolvimento integral dos educandos, incluindo o ensino da língua materna, da Matemática e de outras ciências. 
É de posse da leitura e da escrita que o indivíduo passa a ser agente histórico, capaz de transformar a sua vida e, coletivamente, a realidade social. A escola, comprometida com o ensino da língua escrita, da leitura e da matemática, contribui para a democratização e a promoção de valores sociais e da cultura.  
Ao falar de leitura e escrita, estamos falando de alfabetização e letramento. 
Na definição de alfabetização, encontramos referência ao processo de apropriação do sistema de escrita, alfabético e ortográfico. Mas sabemos que essa condição por si só não garante a inserção e participação do sujeito na cultura escrita. É preciso que, alfabetizado, o sujeito use o conhecimento elaborado ampliando e modificando sua compreensão sobre a realidade e possa intervir nela. 
Em se tratando de educação de jovens e adultos, concebida como possibilidade de extrapolação dos interesses úteis e imediatos à vida das pessoas e ao mercado de trabalho, seu fazer implica dar condições para os educandos superarem a condição em que vivem
Busca-se contribuir para que os alunos adquiram novos conhecimentos e procedimentos que contribuam para a superação das formas dos saberes cotidianos. 
Mesmo considerando a diversidade de interesses dos alunos, seus ritmos de aprendizagem diferenciados e a variedade de idades dos alunos da EJA, é preciso propiciar a todos o domínio da leitura e escrita e a sistematização dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos da transmissão e assimilação dos conteúdos cognitivos, sem o que os jovens e adultos pouco podem deslocar na direção de conseguir, pela escolarização, desenvolvimento integral, intelectual e social. 
Celi Espasandin Lopes
Maria Alice Coelho


Dica: Se quiser abrir o arquivo em outra janela, click a tecla "shift" junto com o play

Nenhum comentário:

Postar um comentário