Licensa

23/09/2012

A importância da arte na educação

Tumblr_m3516o3bcu1rtd4pdo1_500_large
“O homem cria, não apenas porque quer, ou gosta e 
sim porque precisa; ele só pode crescer, enquanto ser 
humano, coerentemente, ordenando, dando 
forma, criando.” 
Fayga Ostrower
Lidar com o fazer artístico hoje, consiste além de criar, também o construir um olhar crítico, perceptivo, identificando elementos estéticos e seus diversos significados. A leitura, apreciação e compreensão de contextos e conceitos se fazem prioritários ao se ensinar Artes. 
Cabe ao professor, mostrar aos alunos as diversas possibilidades que encontramos através das expressões artísticas, considerando inúmeros elementos que compõem o fazer Arte. O professor tem na Arte um grande suporte para seu trabalho educativo, através do qual se têm a possibilidade de observar tendências individuais e a partir destas, encaminhar a formação do gosto, estimular a inteligência e ajudar na formação da personalidade de seus alunos, sem se reter a preocupação com a formação de artistas. 
É necessário que o(a) professor(a) possibilite aos alunos o desenvolvimento de sua percepção, imaginação, raciocínio, controle gestual , dentre outros aspectos que ajudarão no processo de ensino aprendizagem, tornado-os seres capazes de analisar, refletir e emitir opiniões. (...)
Releitura da Obra de Romero Brito
Alunos do quinto ano
As produções:

Quanto a estes propósitos Pillar (1992, p.06) refere-se à fala de Ana Mãe Barbosa que cita que “o que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, fruidor, decodificador da obra de arte”. 
Referências
BARBOSA, Ana Mãe. A imagem no ensino da arte. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
________.  "Teoria e prática da Educação Artística." São Paulo: Editora Cultrix, 1975. 
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis, Vozes, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário