Licensa

04/08/2012

MINHA HISTÓRIA - Chico Buarque

Morre um dos grandes da música popular italiana
Publicado em 01/03/2012.
Autor de Gesubambino, que Chico Buarque cantou em português como Minha história, o cantor e compositor italiano Lucio Dalla morreu hoje,  quinta-feira, 1° de março, pela manhã em Montreux, na Suíça, onde estava em turnê (seu derradeiro show foi na noite anterior). O artista, que faleceu em consequência de um infarto, faria 69 anos no dia 4 deste mês.
Dalla era um dos mais importantes cantores e compositores italianos. Começou a carreira nos anos 60, numa banda chamada The Flippers, e pertence a esta rara estirpe de autores que conseguem unir qualidade com popularidade. Fonte
A ideia de trabalhar com essa música com a turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) surgiu a partir de uma visita minha a turma. Um dos alunos (foto acima) chama-se Jesus. Ao conversar com o grupo, lembrei-me dessa música e questionei a professora se ela conhecia. Por ser muito jovem, disse não conhecer. Fiquei de enviar a letra, vídeo e material complementar para que ela avaliasse se seria interessante ou não trabalhar com o grupo. Ela se interessou pela ideia e acrescentou paralelamente o trabalho com os livros: "Guilherme Augusto Araujo Fernandes - Mem Fox", A história fala sobre a construção da memória e a valorização dos idosos. 
"A vida que ninguém vê - jornalista Eliane Brum", 42 anos, que ganhou mais de 30 prêmios de reportagem, no Brasil e no Exterior. Acervo PNBE 2012
Além do livro “O pintor de lembranças - José Antonio del Cañizo”.  Acervo PNBE 2012
Resumo: Versão em português de música italiana de 4/março/1943, configura um bom exemplo da censura de cunho religioso e dos bons costumes. O censor julgou que a obra era uma paródia grotesca com o uso indevido do nome Jesus Cristo. (vide folha 5)
Para saber mais: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário