Licensa

25/08/2012

FILME - Entre os Muros da Escola

Entre os Muros da Escola
O longa francês foi vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2008

FILME Entre os Muros da Escola (Entre Les Murs, 2007, França, direção: Laurent Cantet, 128 min., drama, classificação indicativa: 12 anos)

A HISTÓRIA François Marin é professor de francês em uma escola secundária, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas se esforçam para que os alunos aprendam o conteúdo. François busca estimular a turma, mas tem de enfrentar a falta de educação e o descaso dos jovens. O professor ainda tem de lidar com os conflitos étnicos e culturais: as classes têm alunos franceses e imigrantes das ex-colônias da França na África.

POR QUE ASSISTIR Luciana destaca que este é um filme que aborda um tema dos mais importantes para os dias de hoje: como e para que educar?, discutindo de maneira complexa o modelo de ensino tradicional baseado numa hierarquia fixa, sem diálogo, em que o conhecimento é visto como linear e de mão única. "Colocando em destaque a crise deste modelo educacional, dá a chance de o espectador refletir profundamente sobre o processo de ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea. Para tanto, discute predominantemente questões relacionadas à diferença (raça e religião)", fala a educadora.
Texto Maria Clara Sousa publicado em 06/02/2012 para Educar para Crescer

Isabela Boscov, editora de cinema de VEJA (www.veja.com.br), fala sobre o drama francês que conta a história real de um professor e seus alunos em uma escola da periferia de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário