Licensa

08/07/12

Valores Humanos


A Educação Verdadeira deve simultaneamente, preencher a cabeça com conhecimento e o coração com virtudes, para isso é preciso desenvolver virtudes, lapidando assim, nossos defeitos, imperfeições de caráter.

Mas enquanto família e escola continuarem limitando a ideia de educação como: apenas adquirir conhecimento, priorizando a aquisição de informação em detrimento da formação do caráter, ou seja, desenvolvimento de virtudes, valores humanos, como bondade, compreensão, amor, solidariedade, verdade, bom humor, coragem, humildade, tolerância, paz, alegria, etc. Estaremos na verdade, dando “asa para cobra”. Formando pessoas inteligentes, com grande conhecimento intelectual, mas com coração ruim, tristes e com comportamentos violentos, ajudando, a construir, assim uma humanidade, cada vez mais violenta e infeliz.

A violência, a maldade e infelicidade humana têm aumentado, em todo o mundo de maneira geral.

Apesar do grande avanço tecnológico que a humanidade conseguiu atingir, podemos perceber que nosso verdadeiro avanço foi externo, porque internamente ainda estamos na idade da pedra, pois em pleno séc. 21 ainda estamos resolvendo nossos conflitos com a guerra, com a morte! O que fazer? Nada? Sim há muito que se fazer, para haver paz no mundo é preciso haver paz dentro das pessoas, para haver paz dentro de nós é preciso, desenvolver virtudes, valores humanos, lapidando nossos defeitos. Desse modo temos a garantia de que a inteligência, o conhecimento intelectual, o dinheiro do ser humano, não serão usados para o mal e/ ou de uma maneira egoísta e sim de maneira altruísta, para o bem da humanidade.

“Os valores forjam o caráter e o caráter define o homem”. (...)
Izabel Ribeiro é idealizadora e coordenadora do Projeto: “Lapidando Pedras e agora Lapidando Gente”.

“A educação atual está penas informando, a verdadeira educação deve transformar o ser humano através do desenvolvimento de virtudes em seu coração, tornando-o bondoso e compassivo, afim de que sua inteligência seja usada para um fim benéfico para si e para a humanidade, dessa maneira, a escola passa a ser, um local de avanço para humanidade”.

“Não vá dormir pensando que uma ideia é impossível, pois você pode ser acordado pelo barulho de alguém que a executa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário