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07/07/2012

Ovo com dor de dente

ovo
Algumas turmas de primeiro ano da nossa escola trabalharam há algum tempo atrás, a experiência que postarei abaixo (primeiro vídeo). 
O que um ovo e nossos dentes têm em comum? Descubra neste experimento!

Ao lado de outras áreas de conhecimento, as Ciências Naturais propiciam condições para ampliar o conhecimento de mundo, promovem valores humanos e fornecem instrumentos para a percepção, a interpretação crítica e a intervenção fundamentada para a transformação da realidade. Assim, tal como a Língua Portuguesa, a História e a Geografia, a Filosofia, ou mesmo a Música, a Literatura, o Desenho e outras artes, os conhecimentos científicos e tecnológicos devem fazer parte da cultura e da vida de todo cidadão
Nessa perspectiva, o ensino de Ciências deve lidar com temáticas do mundo natural e tecnológico, de interesse pessoal e alcance social, como os que envolvem as relações da humanidade com o meio físico, com os seres vivos em seus ambientes, os hábitos relacionados com a saúde individual, coletiva e com a qualidade de vida, a percepção do próprio corpo e de suas transformações, a reflexão sobre o uso social de tecnologias tendo em vista o uso racional de recursos naturais.
Ao mesmo tempo, deve promover a vivência de processos de investigação, a observação de regularidades, o raciocínio lógico, a compreensão de relações entre fatos, fenômenos e conceitos, a apropriação de linguagens, métodos e procedimentos científicos, a superação de superstições e preconceitos.
Ovo diferente
O ensino de ciências estimula a curiosidade natural dos estudantes pela natureza, a inquietação pelas explicações, valoriza a construção social do conhecimento e a necessidade da criação de soluções para a sobrevivência humana no planeta, diante dos impasses colocados pela realidade do nosso tempo. (...)
É necessário que os conteúdos estudados façam sentido aos estudantes, sendo abordados em contextualizações e situações problematizadoras, possibilitando um envolvimento efetivo dos estudantes na construção de conceitos, valorizando a leitura e escrita nas aulas de Ciências e equilibrando momentos de atividades e de síntese teórica, como  também os de abordagem interdisciplinar e disciplinar.
Contextualizar as temáticas de Ciências não significa meramente usar os exemplos do cotidiano, da vida e do mundo, para ilustrar o conhecimento científico. Ao contrário, significa lançar mão do conhecimento científico sistematizado para compreender os fenômenos naturais, o ambiente, o próprio corpo, a dinâmica da natureza, do céu, da Terra, ou seja, para compreender o mundo.

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