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22/07/2012

Maria Vai com as Outras - Sylvia Orthof


Sinopse:
A ovelha Maria era mesmo uma maria-vai-com-as-outras. Até o dia em que descobriu que cada um pode ter o seu próprio caminho, basta querer. Considerado altamente recomendável para a criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Acompanhe os entrevistados relembrando momentos da vida de alguns de seus amigos e colegas de profissão que já faleceram.
Este vídeo faz parte do projeto "Memórias da Literatura Infantil e Juvenil", desenvolvido pelo Museu da Pessoa. Nesse projeto, escritores, ilustradores, críticos literários e editores contam algumas histórias de suas vidas. Infância, livros, carreira entre outros... São alguns dos temas presentes nas lembranças de nossos entrevistados.




“... a diversidade é fundamental quando se compreende que o leitor não nasce feito ou que o simples fato de saber ler não transforma o indivíduo em leitor maduro. Ao contrário, crescemos como leitores quando somos desafiados por leituras progressivamente mais complexas. Portanto, é papel do professor partir daquilo que o aluno já conhece para aquilo que ele desconhece, a fim de se proporcionar o crescimento do leitor por meio da ampliação de seus horizontes de leitura.”
RILDO COSSON
(COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p. 35.)

"O tratamento do texto literário oral ou escrito envolve o exercício de reconhecimento de singularidades e propriedades que matizam um tipo particular de uso da linguagem. É possível afastar uma série de equívocos que costumam estar presentes na escola em relação aos textos literários, ou seja, tomá-los como pretexto para o tratamento de questões outras (valores morais, tópicos gramaticais) que não aquelas que contribuem para a formação de leitores capazes de reconhecer as sutilezas, as particularidades, os sentidos, a extensão e a profundidade das construções literárias."
Parâmetros Curriculares Nacionais
(BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental — língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.)

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