Licensa

21/07/2012

Educação, o desafio da qualidade - Ensino Fundamental


Série "Educação, o desafio da qualidade", do Jornal Nacional (TV Globo), exibida de 09 a 13 de maio de 2011.
Para consultar o índice do IDEB da nossa cidade e das nossas escolas: clique aqui




Entendemos que temos que “prestar contas” do nosso desempenho.
O que é IDEB e como posso saber mais sobre o assunto?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Para saber mais sobre o assunto, visite o site do INEP.
Existe IDEB para escolas particulares?
Não. Infelizmente, para o escolas particulares, o SAEB é amostral e por esse motivo o IDEB só pode ser calculado para unidades da federação, regiões e Brasil. 





2 comentários:

  1. Quando vi a charge postada, me lembrei de um livro de Lane Smith, cujo título é: " É um livro", que retrata sobre o futuro dos livros... bem interessante... fiz minhas conexões rsrsrsr
    bjo
    Paula
    dicasrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí... quanto mais conexões fizermos, maior o aprofundamento na leitura e a ampliação do nosso "universo cultural". Obrigada pela visita!
      Beijos
      Rose

      Excluir