Licensa

21/06/2012

Ética

Segundo episódio da série exibida no Canal Futura e apresentada pelo Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro (Depto. de Filosofia - FFLCH/USP). Material de titularidade da Fundação Roberto Marinho, cedido dentro dos termos de utilização do Futuratec (videoteca do Canal Futura).
Ética - parte 2
"Cristianismo e ética. (...) Muitas vezes a pessoa tem uma conduta ética que a gente aprova, mas sem nunca ter sido colocada em xeque, em questão. (...) Muita gente acha que ser ético é não fazer alguma coisa errada. Não matarás, não furtarás, não cobiçarás. Ser ético não é apenas se abster de fazer o mal, ser ético é fazer coisas positivas. Eu acho que no Brasil, em especial a gente ouve muito falar em ética porque o brasileiro afirma a identidade dele, em função da dignidade ética. Então, tenho a impressão que numa sociedade como a brasileira, tão perturbada, com tanta insegurança, tanta incerteza, que a gente pode perder o emprego, que a economia pode afundar, a ancora principal que cada um agarra para se sustentar é esse viés ético (...)
O maior problema da ética é as pessoas quererem se isentar das escolhas. Você faz uma escolha é você o responsável. Pode ser seu pai que mandou, pode ser a religião que mandou, mas no fim das contas quem tomou a decisão, quem agiu foi você. Você é o responsável pela sua ação (...) e isso é muito difícil de assumir". (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário