Licensa

12/06/2012

O pintor de lembranças - José Antonio del Cañizo

Ilustrado por Jesús Gabán
Editora Projeto
Sinopse:
Sim, existem muitos tipos de pintores. Muitos. Mas, ao longo da História, jamais existira um pintor de lembranças. Até que Gabriel pensou: “Do que é que as pessoas mais gostam? De suas lembranças! O que é que faz tanta gente feliz? Lembrar, lembrar e lembrar os melhores momentos de suas vidas...Serei pintor de lembranças!” 
Com referências à História da Arte, o escritor espanhol apresenta o seu personagem e constrói um texto muito poético, formado por micro-narrativas, todas num tom muito realista e escritas com uma boa dose de ironia, respeitando o interlocutor infantil sem menosprezar sua capacidade de lidar com os dramas humanos. O trabalho do ilustrador Gabán tem grande importância e guarda riquíssimas surpresas aos leitores superligados.

(...)
Se me fosse permitido entrar nessa história e fazer um pedido ao pintor de lembranças Gabriel, pediria que ele eternizasse através da sua arte a imagem que postarei abaixo:
Esta sou eu, com aproximadamente 8 anos de idade (tampão no olho, fazendo um tratamento intensivo para melhorar minha acuidade visual em São Paulo) e o meu querido "PAI" que me acompanhava em todas as consultas (...). Passávamos o dia juntos, almoçávamos sempre em um restaurante diferente (para que eu pudesse ampliar meu universo cultural), conversávamos muito (...). Ele foi e sempre será minha maior referência de caráter, índole, princípios, valores, profissionalismo, ética, amorosidade, confiança, paternidade, (...). Essa é com certeza uma das muitas imagens que eu gostaria de eternizar através da arte (...)
Chegar e Ficar - Cecília Meireles
Chegar,
Como brisa que atravessa a janela.
Soprando de leve,
As brumas do passado.

Chegar,
Como o barco.
Trazendo alegrias,
Após enfrentar as procelas sombrias.

Chegar,
Como a saudade.
Que bate,
De manso, no coração.

Chegar,
Como chuva, fininha,
Mansinha, criadeira, 
Necessária e tão querida.

Ficar,
Nas lembranças do passado,
Nas estampas do presente,
A retratar nosso ontem no hoje.

Ficar,
Para sempre.
Na imagem nunca esquecida,
Dos que nos são tão queridos.

A vida,
É chegar e ficar,
Para sempre.
Vida nunca será partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário