20/05/12

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A CASA SONOLENTA

1. Hora do conto: “A casa sonolenta” – Audrey Wood. 
1º Momento: Apresentação da História 

"Este primeiro momento foi dedicado à narração da história (história com repetições – lengalengas). Iniciamos com a apresentação da capa do livro e questionamentos sobre o que estavam vendo. 
Organizei um espaço aconchegante para que este momento pudesse acontecer de maneira especial. Fizemos uma roda e as crianças sentaram sobre um tapete ou sobre almofadas. 
Depois de as crianças ouvirem a história, tiveram um tempo para que pudessem expressar suas emoções e impressões. Um tempo para relembrarem os personagens sonolentos e recontarem a história. Para isso, as crianças manusearam o livro e fizeram a leitura das imagens, o que as possibilitou mudar o enredo e criar outras histórias".
2. Hora do conto: “A casa sonolenta”. 
2º Momento: A construção da casa sonolenta. 

"Para construção da casa, organizei um espaço adequado para trabalhar com papietagem. 
As crianças cortaram o papel Kraft (pardo) em pequenas tiras. Escolhemos este tipo de papel (mais grosso), porque nosso objetivo era reforçar a caixa, além de dar a ela uma nova cobertura (papietagem).
A técnica de papietagem consiste em colar papel sobre papel, formando camadas sobrepostas aplicadas sobre uma superfície dura. Para que o trabalho de papietagem tenha maior êxito, será importante deixar secar cada camada para aplicar uma próxima. 
Com crianças pequenas, as etapas de cortar o papel e depois colá-lo sobre a caixa, foram realizadas em momentos diferentes (início e final da aula), a fim de não ultrapassar o tempo delas de envolvimento e concentração".



3. Matemática
"Construção de um gráfico: “Quantas pessoas moram com você?”. 
Construímos uma tabela com os dados. Cada criança pegou um cartão numerado com o número de pessoas que moram em sua casa e colou no gráfico (cartaz). Depois de pronto farão o registro. 
Para finalizar fizemos a dobradura da casa". 

4. Hora do conto: “A casa sonolenta”. 
3º Momento: Pintura da caixa/casa. (área externa) 

"A caixa será a Casa Sonolenta. Para esta sessão de pintura, recorremos ao livro e retomamos a história. As crianças pequenas adoram ouvir a mesma história muitas vezes. 
Observando as imagens do livro, as crianças deveriam identificar a cor da casa (tons de azul) para pintar nossa casa (caixa): também de azul".

Materiais necessários:
• A caixa
• Pincéis, um para cada criança;
• Tintas 

Depois de organizados o espaço e o material, mãos à obra!!! A caixa foi colocada no centro do círculo de crianças e elas realizaram a pintura coletivamente. 


4º Momento: Construção do mobiliário/cama. 

"Para a nossa casa, fizemos a cama, que é o mobiliário de maior referência na história. 
Construiremos a cama com caixas pequenas e de um tamanho que caiba dentro da caixa (casa) fechada. Utilizamos uma caixa para representar a cabeceira e outra, para o colchão. Colocamos uma caixa na outra com fita crepe e posteriormente fizemos a pintura da cama. As crianças deveriam observar o livro e decidir a cor da cama de acordo com as imagens do livro (marrom)".


5. Informática 

Assistimos a apresentação de duas histórias que apresentam repetições (lengalengas) - youtube: 
· A casa sonolenta (2:17) 
· A velha a fiar (5:00) 
Após cada uma das apresentações fizemos a retomada dos fatos.


6. Hora do conto: “A casa sonolenta”. 
5º Momento: Elaboração dos personagens/ montagem da caixa 

"As crianças foram solicitadas a trazerem brinquedos que pudessem representar os personagens. Caso não fosse possível utilizá-los, faríamos a elaboração dos que faltassem utilizando materiais recicláveis já coletados". 

6º Momento: Brincando e contando histórias com a caixa. 

Depois de pronta a caixa, desfrute com o grupo de uma divertida história. Neste momento, as crianças contaram a história e não apenas ouviram o enredo original. Também puderam manusear os personagens, imaginando e criando diferentes aventuras.


7. Produção de texto 

Observe a imagem e escreva o nome dos personagens da história: “A casa sonolenta”

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado pela visita!!!!
      Volte sempre!
      Rose

      Excluir
  2. adorei!!! parabéns profª

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!!!
      A autora é a professora Flávia Simone Rodolfo da Silveira que leciona no primeiro ano.
      Volte sempre!
      Rose

      Excluir
  3. Oi..voce tem molde da ultima figura com os personagens ou poderia dizer aonde conseguiu??? se puder me envie o molde pro meu e-mail nathanielecarolina@hotmail.com..obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!
      Perguntarei para a professora que desenvolveu o projeto e se ela tiver, encaminho, OK?
      Um abraço
      Rose

      Excluir
    2. Anônimo1.10.13

      olá
      gostaria de ver se consegues me mandar o molde que fizeste na história da casa sonolenta, por favor
      obrigda rita-magda@bol.com.br

      Excluir
  4. Anônimo2.6.13

    Gostei muito do seu trabalho ,ótima idéia vou reaproveitar com algumas alteraçôes para o infantil.

    Um abraço
    Anesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo incentivo ao nosso trabalho!
      Volte sempre
      Um abraço
      Rose

      Excluir
  5. Anônimo8.8.13

    Adoreei. Muito bom mesmo Parabéns ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!!!!
      Volte sempre!!!!
      Rose

      Excluir
  6. Anônimo21.9.13

    ADOREI ESTA SEQUENCIA DIDATICA
    IREI USAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    COM ALGUMAS ALTERAÇÕES

    PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO

    REVELUCIA-RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!
      Volte sempre!!!!
      Grande Abraço
      Rose

      Excluir
  7. Parabéns pela sequência didática.
    Gostei muito das dicas. Um abraço.

    Ivany - ES

    ResponderExcluir