Licensa

25/05/2012

Parceria EMEI X EMEF um encontro possível...

Hoje realizei um grande sonho! Tive a honra e o prazer de receber em nossa escola, todos os professores e a diretora da EMEI Pingo de Gente para uma interlocução sobre leitura. Iniciamos o encontro com algumas reflexões:
Poema "Aula de leitura"
Ricardo Azevedo 
“Acho difícil um não-leitor formar leitores. Seria como um não-pescador se meter a ensinar a pescar”
Depois fizemos uma reflexão sobre a diferença de livros paradidáticos e livros de literatura infantil. 
COMPARAÇÃO PARADIDÁTICOS E LITERATURA INFANTIL 
(Apresentação das obras abaixo na íntegra realizando análises e discussões a respeito de cada uma)
Por outro lado, elucida Uchôa (1991, p. 76):
(...) leitor é aquele que, lendo um texto, é capaz de discutir ideias, expor interpretações individuais e partilhar das experiências geradas pela incursão nos textos, em suma, alcançar o adentramento crítico da leitura feita. [grifo do autor]
“A leitura visual não se restringe a decodificar os elementos narrativos, simbólicos, e o contexto em que se insere o objeto artístico. A imagem possui ritmo, contraste, dinâmica, direção e, ainda, uma série de outras características que não suportam ser traduzidas em palavras. A imagem tem lá os seus silêncios (...)”. Roger Mello
"Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação". 
Leonardo Boff 
A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana
Clarice Lispector
E grito: eu sinto, eu sofro, 
eu me alegro, eu me comovo.
Só o meu enigma me interessa.
Mais que tudo, 
me busco no meu grande vazio.
Obrigado pela visita!

2 comentários:

  1. Anônimo29.5.12

    Rose, quero agradecer pela interlocução e pelo momento tão prazeroso de aprendizagem entre EMEI e EMEF.
    Obrigada.
    Rose (EMEI Pingo de Gente)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a possibilidade de aprender cada vez mais... Voltem sempre!!! Precisamos intensificar essa parceria e ampliar com outras escolas (...) quem sabe (...)
      Um abraço a todas.
      Rose (EMEF PROF. AMÉRICO CAPELOZZA)

      Excluir