Licensa

30/05/2012

Dia do desafio - História

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2012, o evento completou 17 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

PERÍODO DA MANHÃ

PERÍODO DA TARDE

Individualismo, ritmo estressante e sedentarismo são alguns dos males que atingem a vida moderna. Paralelamente, a manutenção da saúde, a prevenção de doenças e a prática de exercícios têm sido amplamente discutidas pela sociedade como elementos fundamentais à conquista de uma vida saudável, tanto física quanto emocionalmente.
Vale, no entanto, perguntar em que medida esses aspectos estão realmente incorporados ao cotidiano das pessoas, sem encontrar-se em um segundo plano na escala diária de prioridades. O Dia do Desafio tem o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e adultos para que insiram a atividade física nesse rol de prioridades, como parte do tempo que cada indivíduo dedica a si mesmo e à sua saúde, em particular.
O Esporte para Todos tem esta capacidade de mobilizar sem, no entanto, deter-se a modalidades específicas. É uma atividade baseada no associativismo e pensada de forma a oferecer atividades prazerosas, alinhadas com o nível de habilidade e possibilidades individuais.
Com criatividade, a competição entre cidades promovida pelo Dia do Desafio estimula a integração de diferentes segmentos que competem construtivamente, o que pode ser
verificado pelo número de participantes inscritos para as atividades programadas. Em 2011,o evento contou com o envolvimento de 4.023 cidades, de 22 países, atingindo mais de 64 milhões de pessoas.
O SESC de São Paulo coordena as atividades do Dia do Desafio em todo o Continente Americano, fornecendo ferramentas para a realização do evento de acordo com as características de cada região. Para o SESC, mais que um desafio, é uma grande satisfação integrar e promover tal evento.
Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do SESC São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário