Licensa

21/04/2012

O Geoplano

Uma das turmas da nossa escola utilizou o "Geoplano" durante a aula de matemática. Pedi à professora que registrasse a atividade para compartilhar com vocês.
A palavra geoplano vem do inglês “geoboards” ou do francês “geoplans” onde “geo” vem de geometria e “plan” siginifica plano, tábua, tabuleiro ou superfície plana.
Um dos primeiros trabalhos sobre o geoplano foi do Dr.Caleb Gatteno em 1961. Ele foi reconhecido pelas inovações no ensino e na aprendizagem sobre a matemática. O geoplano chega como um recurso didático para o ensino da geometria plana elementar, entre outros. É uma forma de despertar a curiosidade e estimular as crianças a fazer perguntas, a criar hipóteses, a descobrir chegando a diversas conclusões.
A geometria é um conteúdo matemático que é explorado para a resolução de problemas e tem muitas aplicações na nossa realidade.
O raciocínio geométrico abrange um conjunto de habilidades importantes, como a resolução de problemas, que surge com diversas aplicações na realidade, e objetiva uma percepção mais apurada do mundo que cerca o indivíduo. Desse modo, este indivíduo observa para construir, ou constrói para observar, ou ainda representa e constrói. (...)
O geoplano é um recurso que pode auxiliar o trabalho nesta área da matemática, desenvolvendo atividades com figuras e formas geométricas (planas), características e propriedades delas (vértices, arestas, lados), ampliação e redução de figuras, simetria, área e perímetro.
Trata-se de mostrar novos caminhos e novos procedimentos ao educador que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento geométrico.
O geoplano é um meio, uma ajuda lúdica, que oferece um apoio na representação mental de figuras geométricas e uma etapa para o caminho da abstração. Não deve, no entanto ser esquecido que não chega apenas um recurso didático, é sempre necessário a complementação dos conteúdos por parte do educador, questionando, complementando, assegurando o processo da descoberta.
É composto por um tabuleiro quadrado, retangular ou mesmo circular que em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego numa determinada distribuição, onde se prenderão os elásticos, usados para “desenhar” sobre o geoplano.


Objetivos e Características do Geoplano e Contribuições para a Educação

  1. Construção espontânea de noções geométricas;
  2. Introdução de conceitos geométricos de forma lúdica;
  3. Conhecimento das figuras geométricas;
  4. A exploração do espaço permite representar as diferentes formas e figuras que progressivamente aprenderá a diferenciar e nomear;
  5. Iniciar o desenvolvimento da percepção visual de formas geométricas planas;
  6. Comparar, ampliar e reduzir formas e figuras;
  7. Fazer uso de nomenclatura adequada às formas;
  8. Desenvolvimento do raciocínio lógico;
  9. Noção de espaço, através da manipulação dos materiais;
  10. Conhecimento das cores (devido à utilização dos elásticos coloridos)
  11. Percepcionar as noções de fronteira, domínio e conjunto;
  12. Resolução de problemas com o intuito da reflexão sobre o como e o porquê da solução;
  13. Desenvolvimento do sentido estético.

Etapas do Geoplano
A exploração do geoplano tem várias etapas:
  1. Desenhar livremente no geoplano (manipulação dos elásticos à vontade, não se deve impor desenhos concretos, o que se quer é uma composição livre);
  2. Desenhar um objeto presente no local;
  3. Desenhar um objeto dito por outra pessoa;
  4. Desenhar a figura que o colega desenhou no papel quadriculado;
  5. Encher o geoplano com uma sequência dada, desenhando uma criação pessoal;
  6. Fazer transformações numa figura apresentada inicialmente;
  7. Fazer a sequência do colega;
  8. Explorar noções de: dentro, fora, em cima, em baixo… através da resolução de problemas;
  9. Explorar labirintos e caminhos: desenvolvendo o conceito de longo e curto, perto e longe;
  10. Jogos de estratégia: 4 em linha, jogo das adivinhas;
  11. Juntar 4 geoplanos e desenhar um conjunto de figuras representativas de algo conhecido: “um barco no mar”, “a casa e a flor”;
  12. Depois de elaborar os desenhos questionar as ações de lateralidade (dentro, fora, cima, baixo, etc) através do posicionamento de um objeto no geoplano
    Noções a explorar:
    Dentro/fora
    Por cima/ por baixo
    Em cima/ em baixo
    Baixo/ alto
    Cor
    Lateralidade
    Fronteira
    Conjunto
    Número/quantidade
    OFICINA: O GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A ABORDAGEM DA GEOMETRIA PLANA PARA DEFICIENTES VISUAIS - Clique aqui
    USANDO GEOPLANO E GEOGEBRA PARA TRABALHAR O CONCEITO DE ÁREA - clique aqui
A Geometria é uma das melhores oportunidades que existem para aprender como matematizar a realidade. 
Freudenthal (1973)

ATIVIDADES PROPOSTAS:
Formar o maior quadrado (e / ou outras figuras planas) possível
Formar o menor quadrado (e / ou outras figuras planas) possível
Montar "desenhos" a partir das figuras planas trabalhadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário