Licensa

15/03/2012

O que é ética e moral?

 
Como essa questão surgiu no HEC de hoje, lembrei-me do vídeo que eu havia postado há algum tempo na minha página do Facebook (em 17 de janeiro de 2012). Vale a pena assistir...

Descubra o que é ética e moral de um modo simples, engraçado e dinâmico, por Mario Sergio Cortella
A Ética vem do grego “ethos”, significando modo de ser, caráter, conduta. Do latim “mos” ou “Mores” – no plural – deriva a palavra moral. Os filósofos definem a ética como algo imprescindível para estudar o ser humano e sua convivência com os outros, constituindo uma sociedade saudável e equilibrada.
Moral é um conjunto de normas que norteiam as ações do ser humano, como costumes, conduta, valores, e que podem mudar de acordo com a região devido às influências culturais e históricas. Moral e Ética não deve ser confundidas: Moral é normativa e Ética busca a justificativa de ações do indivíduo em diversas situações. Exemplo: colocar um bem da Empresa dentro da meia é algo imoral: é roubo. O autor conhece as consequências pois tem noção dos valores. Mas eticamente não se detém pois seu “freio” moral está deturpado por novos valores que supõe, sejam os corretos, apesar de individualistas e obscenos.
A Lei não pode ser confundida com a Ética, embora a Lei tenha seus princípios baseados na Ética. Lembre-se que tudo começa na formação que os Pais dão aos filhos e como a evolução destes valores segue ao longo da vida da criança na escola. Pais ausentes criarão indivíduos totalmente imprevisíveis e isso pode ser um risco à sociedade, já que cada um reage de maneira diferente a traumas e carências. Assuntos para Assistentes Sociais e demais profissionais da área. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário