Licensa

20/03/2012

O Que é Arte?

Gostaria de compartilhar com vocês mais algumas atividades realizadas por professores da nossa escola. Achei o máximo!!!! Espero que vocês também gostem!
 
A Arte se define como uma criação do homem com valores estéticos que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura. O ser humano já deixava sua marca nas pedras e cavernas desde a pré-história, fazia assim o registro da história do mundo.
A Arte se apresenta de várias formas: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura, a poesia, etc.
Para se comunicar o homem (artista) precisa da arte e da técnica e essa comunicação se dá através do que se vê (visual), do que se ouve (auditivo) ou do que se vê e se ouve ao mesmo tempo (audiovisual).
Hoje, alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra, e até que interaja com ela,em alguns casos modificando-a. Clique aqui

É possível ler uma obra de Arte?
Sim. Do mesmo jeito que aprendemos a ler, decodificar a linguagem verbal, ou seja, as letras, palavras, frases, etc, precisamos aprender a ler as obras de arte.
E como realizar a leitura de uma obra de Arte?


É muito importante levantar aspectos relacionados a: 

Leitura formal – observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva. 

Leitura Interpretativa – este é um momento rico, em que não existe certo ou errado. Durante esta leitura é possível a cada expectador colocar o que pensa sobre a obra que está vendo, pois cada ser humano percebe, vê e sente uma obra de Arte de acordo com sua história de vida, com o que já sabe e conhece sobre arte.

Contextualização Histórica – localizar a obra no tempo histórico e no espaço, observando o tema, os significados, ou seja, os contextos em que foi criada, auxiliando na compreensão e no significado da obra em questão. 

Quanto mais estivermos em contato com obras de Arte, mais nos aprofundamos nessa linguagem e consequentemente em sua leitura, mais ampliamos nosso repertório, conhecimento e compreensão da produção de Arte da humanidade, quer seja museus, galerias, exposições, ou até mesmo através de reproduções, pois em alguns casos a presença frente às originais não é possível.

Dilma ganha retrato com os traços pop de Romero Britto
Leonêncio Nossa

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff recebeu na tarde desta segunda-feira, 14, um quadro com um desenho do rosto dela feito pelo artista plástico pernambucano Romero Britto. Dono de uma galeria de arte pop em Miami, o artista esteve no Planalto para entregar a obra. Em janeiro, ele pagou US$ 20 mil para publicar o desenho na revista New York Magazine, do jornal New York Times.
Em entrevista após a audiência, ele contou que Dilma demonstrou interesse pelo seu trabalho gráfico num encontro no Rio, no ano passado. Britto faz sucesso no exterior pelos painéis geométricos e de cores fortes. O artista também se especializou em retratar políticos. Já fez retratos de George W. Bush e Shimon Peres e Ted Kennedy. (...) Clique aqui


Carmen Miranda por Romero Britto

 
Romero Britto pinta quadro em homenagem a Michael Jackson

Obra do artista plástico brasileiro está exposta em galeria de Berlim

Releitura ou cópia? O que fazer?

O trabalho com obras de arte é uma estratégia para a aprendizagem de procedimentos educacionais, com elas é possível que os alunos se apropriem de conceitos e atitudes e técnicas que estão por trás de cada produção artística.
Ao propormos que os alunos copiem uma obra de Arte, estamos querendo que reproduzam a imagem sem alterá-la, sem criar. Já na releitura o aluno tem a possibilidade de criar, de refletir sobre a produção em questão e a partir dela modificar aspectos da obra original, ou até mesmo “viajar” em sua produção.

Algumas reproduções dos alunos da nossa escola baseados nas telas autorretrato de Romero Britto
De que maneira pode ser usada a arte na Educação?

Tendo consciência de que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem, portanto não ocorre sozinho, nem com o crescer da criança e sim ensinando. Levar em conta a influência de sua cultura, isto é o meio em que vive e sua época.
Respeitar a criança como um ser que tem suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico.
O ambiente físico, um lugar com cara de arte, objetos próprios para tal, atividades expostas, muita paz, uma música calma de fundo e tranquilidade para não interromper a criação.
Enfim, um fazer artístico, despertando a sensibilidade, e a percepção para que ocorra apreciação da arte e uma reflexão destas obras.

2 comentários:

  1. Anônimo3.6.13

    na publicaçao da obra di carmen miranda nao ar explicaçao sobre a obra

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7.9.13

    eu amo as obras dele

    ResponderExcluir