Licensa

27/03/2012

Curso: Interface Saúde e Educação e suas implicações em ambiente escolar

Começou hoje o curso: "Interface Saúde e Educação e suas implicações em ambiente escolar" promovido pelo CAP - Coordenadoria de Apoio Psicopedagógico da Secretaria Municipal da Educação de Marília em parceria com a FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília. O tema de hoje foi: Classificação e diagnóstico. A palestra foi proferida pela Doutora Rosa Dantas - Médica Psiquiatra Infantil do Ambulatório de Saúde Mental da referida Faculdade. 
Pudemos discutir entre outros assuntos:
1. Os vários tipos de classificação de doenças;
2. Terminologias muito utilizadas na área médica;
3. Definição de "Transtorno";
4. Critérios que os médicos utilizam para poder classificar as "doenças";
5. Definição de Síndrome, Saúde, Deficiência;
6. O que significa "Handicap"; 
7. O conceito de incapacidade;
8. Definições: mente, intelecto, cognição, desenvolvimento cognitivo;
9. Tendência mundial de se usar o termo deficiência intelectual e não mais deficiência mental e as razões para isso;
10. Diferença entre os fenômenos: deficiência mental e doença mental;
11. Definição de retardo mental;
12. Conceito de Comorbidade;
13. Etapas da avaliação médica;
Dada a importância dos temas que o curso abordará, solicitei autorização para postar alguns materiais que serão trabalhados e imagens do grupo (espero que seja autorizado).
Os encontros acontecerão uma vez por mês, nas terças-feiras no período da tarde. Participa conosco também a Psicóloga Tânia Paula do CAP - Coordenadoria de Apoio Psicopedagógico da Secretaria Municipal da Educação de Marília que fará um trabalho voltado aos educadores. 
"A educação é um processo lento como o florescer de uma flor; a fragrância se faz cada vez mais profunda e perceptível quando brota em silêncio, pétala por pétala, até que surja a flor completa".
Sathya Sai Baba

“Da mesma forma como duas asas são essenciais para um pássaro alçar voo ao céu, duas rodas para uma carroça mover-se; também dois tipos de educação (material e espiritual) são necessários para que o homem atinja seu objetivo na vida. A educação espiritual destina-se à vida, enquanto a educação material a um meio de vida. Apenas quando o homem é equipado com estes dois aspectos da educação, pode merecer respeito e adoração por parte da sociedade.” 

Sathya Sai Baba

Nenhum comentário:

Postar um comentário