Licensa

08/03/2012

Autismo Infantil


Distúrbios do Espectro do Autismo (Autism Spectrum Disorder - ASD) é um distúrbio do desenvolvimento que normalmente surge nos primeiros três anos de vida da criança. O ASD atinge a comunicação, a interação social, a imaginação e o comportamento. Não é algo que a criança pode contrair. Não é causado pelos pais. É uma condição que prossegue até a adolescência e vida adulta. Contudo, todas as crianças com ASD continuarão a demonstrar progresso no desenvolvimento; há muito que pode ser feito para ajudá-las.

Observações:

* Não há padrão fixo para a forma na qual o ADS se manifesta.

* Não há idade determinada para o aparecimento dos sintomas.
* Em geral, os sintomas tornam-se evidentes gradativamente.
* Os sintomas específicos variam bastante. Muitas crianças podem não apresentar todos os sintomas até hoje identificados.
* Os sintomas variam de acordo com a idade. Algumas crianças com três anos podem repetir indefinidamente frases que ouvem, mas podem não repeti-las aos sete anos.
* A gravidade dos sintomas varia. Por exemplo, algumas crianças podem evitar quase completamente o contato visual, enquanto outras podem ter apenas dificuldades sutis.
* Se seu filho apresenta alguns dos sintomas, não significa automaticamente que ele tenha ASD. Muitos dos comportamentos associados ao ASD podem ser consequência de outros problemas; por exemplo evitar o contato visual pode ser devido à ansiedade; a falta de boa interação com outras crianças talvez seja apenas timidez; atraso no desenvolvimento da linguagem pode ser causado por dificuldades auditivas resultantes de várias infecções do ouvido.
* O fato de não ser bom pai não causa ASD.

10 coisas que toda criança gostaria que você soubesse
Autismo Infantil : Caracteristiscas do Autismo
EDUCAÇÃO FÍSICA E AUTISMO: RELAÇÕES DE CONHECIMENTO - clique aqui
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA - Clique aqui
O JOGO DA CRIANÇA AUTISTA NAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL - Clique aqui

Sensibilidade - Bernardo Soares - (Fernando Pessoa)
Quanto mais alta a sensibilidade, 
e mais sutil a capacidade de sentir, 
tanto mais absurdamente vibra e estremece 
com as pequenas coisas. 
É preciso uma prodigiosa inteligência 
para ter angústia ante um dia escuro. 
A humanidade, que é pouco sensível, 
não se angustia com o tempo, porque faz sempre tempo; 
não sente a chuva senão quando lhe cai em cima.

Hoje passei o dia pensando nos alunos com Necessidades Especiais da nossa escola. Fiquei com a impressão de que “tudo” que fazemos ainda é pouco.... 
Pode ser apenas uma preocupação excessiva minha (...) uma vontade de poder fazer muito mais...  O fato de ser mãe e conseguir me colocar no lugar das mães dessas crianças com certeza influencia meu modo de pensar e as minhas preocupações...
Sensibilidade refere-se à percepção aguçada ou receptividade a respeito de algo, como por exemplo as emoções de um indivíduo.  Sensibilidade... é possível transmitir aos outros? 

Um comentário:

  1. "Uma viagem inesperada" um filme sobre autismo.

    Sinopse

    Corrine descobriu o amor com os seus filhos. Corrine (Mary-Louise Parker) fica transtornada ao descobrir que não existia cura ou tratamento efetivo para a doença de seus filhos gêmeos Stephen e Phillip. Para não se tornar prisioneira desta deficiência ela está determinada a propor uma vida normal aos garotos e começa uma jornada em busca desta nova vida. Ela terá que enfrentar muitos obstáculos para superar os preconceitos da sociedade e mostrar a capacidade de seus filhos. A sua dedicação é maior do que qualquer barreira e ela começa a ser aceita pelas outras pessoas. O que ela não esperava era a atenção e generosidade de Doug Thomas (Aidan Quinn), que compartilha os seus problemas e participa de sua família. Tudo começa a mudar quando um de seus filhos é aceito em uma escola e o outro entra para a equipe de corrida cross country. A superação é inacreditável e o sucesso dos garotos vai além do esperado. Definitivamente o amor ultrapassa os limites da realidade e a Missão é duplamente Especial!

    ResponderExcluir