Licensa

01/03/2012

Aprender a ser

"A Doberman está grávida. O bombeiro acaba de salvá-la de um incêndio em sua casa, a salvou e colocou no jardim, e logo continuou sua luta contra o fogo. Quando finalmente conseguiu apagar o fogo, se sentou para tomar um pouco de ar e descansar.
Um fotógrafo do jornal Notícias da Carolina do Norte/EUA, notou que a cadela observava a distancia o bombeiro. Viu a Doberman caminhar direto até o bombeiro e se perguntou o que ela vai fazer?
Assim que levantou sua câmera, o animal chegou até o homem cansado que acabara de salvar a sua vida e de seus bebês. O fotógrafo captou o momento exato em que a cadela beijou o bombeiro".
Poucos de nós humanos temos o gesto nobre de agradecer a quem nos faz o bem. Essa foto nos mostra que até as outras espécies animais tem o sentido da gratidão. O não agradecer a quem nos faz o bem demonstra o quanto ainda temos que sofrer para nos tornarmos humanos.
Educação e Vida
Uma visão sobre educação e humanidade
Cântico XXVI - Cecília Meireles
O que tu viste amargo,
Doloroso,
Difícil,
O que tu viste breve,
O que tu viste inútil
Foi o que viram os teus olhos humanos,
Esquecidos...
Enganados...
No momento da tua renúncia
Estende sobre a vida
Os teus olhos
E tu verás o que vias:
Mas tu verás melhor...

Aprender a Ser - O olhar do educador:
(...) "Eu falava sobre a educação do olhar, isso se aplica também ao olhar do professor em relação aos alunos. Como é que o professor olha para o aluno? Há olhares que tem o poder para "destruir". A inteligencia de um aluno pode ser destruída por um olhar zombeteiro. Há certos olhares que são proibidos: olhar de raiva, olhar de zombaria, de caçoada. O que eu pediria de cada professor é que eles tivessem um olhar manso, nada mais do que isso (...)".
Trailer do DVD - Aprender a Ser - integrante da coleção Rubem Alves - ATTA Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário