Licensa

16/02/2012

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Às vezes a matemática pode parecer uma coisa muito longe de nossa "vida real". Não é bem assim: a matemática é uma valiosa ferramenta para resolver problemas. Por meio dela, podemos não só encontrar uma solução como, pela sua lógica e precisão, estabelecer uma maneira de resolver problemas semelhantes. 
Cálculos matemáticos estão na base de tantas e tantas coisas que fazem parte do nosso cotidiano que é impossível relacionar tudo. Basta dizer que sem eles você nem teria esse computador diante dos olhos.
QUEIXAS COMUNS…
¨(…) É que as crianças não são boas “resolvedoras de problemas” ou, pior, são “preguiçosas” e “não sabem pensar”.
¨No nosso modo de ver, duas questões se colocam": 
1.Se nascemos e vivemos “resolvendo problemas”, por que aparentemente, isto para de acontecer justamente no período escolar? 
2.Por que as crianças deixam de pensar ou expressar seu pensamento e suas hipóteses a partir da entrada na escola, ou mais especificamente, a partir do ensino fundamental 1 e 2?
No planejamento deste ano de 2012, procuraremos refletir acerca de algumas questões que merecem maior aprofundamento e discussão, segundo nosso ponto de vista, eis algumas delas:
1. Rever os principais “mitos pedagógicos” presentes no cotidiano escolar, com relação ao ensino / aprendizagem da matemática e refletir sobre cada um deles;
2. Refletir
"... O que é uma situação-problema?
Para quem fazemos ou propomos situação-problema?
Se para um adolescente, por exemplo, quem é essa pessoa, quais são seus recursos cognitivos, as características de sua personalidade?
Sobre o quê propomos situações-problema? 
Como ensinar ou aprender por meio de situações-problema?
Por que hoje organizar situações problema é uma estratégia de aprendizagem, é uma forma de ensino, principalmente para aqueles que pretendem trabalhar em uma perspectiva complexa, relacional, construtivista?
Como avaliar por meio de situações-problema?
Qual a relação entre o desenvolvimento de competências e uso de situações-problema? 
Discutir o que é fundamental na elaboração de uma situação problema;
Analisar o desempenho dos alunos em uma série de problemas trabalhados com as crianças para realização deste planejamento;
Entre outras (...)
Matemática do Amor - Trailer Legendado
Mona Gray vive no pequeno mundo de si mesma, salva e sozinha. Seu único conforto está nos números. Mona não consegue parar de fazer contas: ela bate na madeira, soma seus passos e multiplica pessoas no parque. Quando começa a ensinar matemática para o segundo ano, sua vida começa a mudar e ela se depara com um novo mundo assustador e maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário