Licensa

21/02/2012

Os Princípios da Carta da Terra para Crianças

1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas! Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais e pessoas vivem (mesmo que lhe pareça estranho ou diferente), peça que todos tenham proteção, lute contra a matança indiscriminada de animais e cuide das plantas.
2. Sempre respeite essas três coisas: a vida de todo e qualquer ser vivo, os direitos das pessoas e o bem-estar de todos os seres vivos.
3. Utilize com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar... E defenda a ideia de que todos têm direito a esses bens naturais.
4. Mantenha limpo o lugar onde você vive! Economize água, jogue lixo no lixo, procure manter todas as suas coisas em ordem, separe o lixo seco do orgânico e adote a ideia dos “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar.
5. Aprenda mais sobre o lugar em que você vive! Sobre os seres vivos que fazem parte da sua comunidade e dos que vivem em outros lugares do planeta. Conheça e valorize o lugar onde vive e compartilhe com outros o que você sabe.
6. Todo mundo deve ter o que necessita para viver! Não deve existir miséria! Procure desejar ter somente o que realmente precisa. Aprenda a compartilhar o que tem e defenda sempre a ideia de que todos devem ter o que necessitam para viver com dignidade. Todas as crianças devem ter acesso à escola e as pessoas necessitadas devem ser aquelas a quem nós devemos ajudar mais.
7. Todas as crianças são igualmente importantes! Todas elas devem aprender e crescer juntas e as mulheres têm os mesmos direitos que os homens.
8. Sempre defenda a ideia de que qualquer criança – menino ou menina; de família rica ou pobre; negra, branca ou de qualquer outra cor; deste ou de outros país; que fale nossa língua ou não; cristã, muçulmana, de qualquer outra religião ou mesmo as que não têm religião – tenha comida, casa, família, escola, amigos, brinquedos, alegria e, se estiverem doentes, médico e medicamentos.
9. Diga sim à paz e não à guerra! Procure viver em harmonia com todo mundo, ajude as pessoas que estão a sua volta e ofereça a elas a sua amizade. Colabore para que mais pessoas apreciem as coisas boas e bonitas do nosso planeta e cuide e ame as outras pessoas, animais e plantas em casa, na escola e na sua comunidade ou cidade. É preciso empenhar-se para que o Homem não faça guerras novamente, nem produza mais armas. Devemos nos esforçar para que haja paz em todo o mundo. É preciso que todos se entendam e de ajudem mutualmente.
10. Estude, dando especial atenção para aquelas coisas que o ajudarão a conviver melhor com as outras pessoas e com nosso planeta! Quanto melhor se educar, melhor saberá viver. Utilize os meios de comunicação para lhe ajudar a compreender as dificuldades e problemas que as pessoas ao redor do mundo enfrentam. Estude com maior interesse os assuntos que lhe ajudem a ser uma pessoa melhor e a buscar alternativas para tornar o mundo um lugar melhor de se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário