Licensa

04/02/2012

Os grandes pensadores da Educação

Por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o ofício de educar. Mesmo os profissionais de ensino que não conhecem a obra de Aristóteles (384-322 a.C.), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) ou Émile Durkheim (1858-1917) trabalham sob a influência desses pensadores, na forma como suas ideias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos e ao currículo docente. 

Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates (469-399 a.C.), para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão (427-347 a.C.), o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um número maior de pessoas. 

Abaixo estão listadas as 49 personalidades que mudaram o jeito de pensar e fazer educação: 

Alexander S. Neill "Criadores aprendem o que desejam aprender. Não sabemos quanta liberdade de criação é morta nas salas de aula"
Anísio Teixeira “Democracia, essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa”
Anton Makarenko "É preciso mostrar aos alunos que o trabalho e a vida deles são parte do trabalho e da vida do país"
Antonio Gramsci “A tendência democrática de escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante”
Aristóteles “Onde quer que se descuide da educação, o Estado sofre um golpe nocivo”
Auguste Comte “Toda Educação humana deve preparar cada um a viver para os outros”
B. F. Skinner “A educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro”
Carl Rogers "Toda a nossa cultura procura insistentemente manter os jovens afastados do contato com os problemas reais. Será possível inverter essa tendência?"
Célestin Freinet "A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola"
Comênio "Age idiotamente aquele que pretende ensinar aos alunos não quanto eles podem aprender, mas quanto ele próprio deseja"
Condorcet "Sob a mais livre das constituições, um povo ignorante é sempre escravo."
Donald Winnicott "O precursor do espelho é o rosto da mãe."
Edgar Morin “A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo”
Édouard Claparède "Uma criança não é uma criança para ser pequena, mas para tornar-se adulta"
Émile Durkheim "A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto"
Emilia Ferreiro “Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”
Erasmo de Roterdã “Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação”
Florestan Fernandes "Na sala de aula, o professor precisa ser um cidadão e um ser humano rebelde"
Friedrich Froebel “Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”
Friedrich Nietzsche "No caso do indivíduo, a tarefa da educação é a seguinte: torná-lo tão firme e seguro que, como um todo, ele já não possa ser desviado de sua rota"
Guy Brousseau "O aluno não só deve comunicar uma informação como também precisa afirmar que o que diz é verdadeiro dentro de um sistema determinado"
Hannah Arendt “A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é antes a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar”
Henri Wallon “A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas”
Herbert Spencer “A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados pelos outros”
Howard Gardner “A educação precisa justificar-se realçando o entendimento humano”
Jean Piaget “Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente”
Jean-Jacques Rousseau "A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo, a fim de ganhá-lo"
Johann Friedrich Herbart “A pedagogia mostra os fins da educação; a psicologia, o caminho, os meios e os obstáculos”
Johann Heinrich Pestalozzi "A natureza melhor da criança deve ser encorajada o mais cedo possível a combater a força prepotente do instinto animal"
John Dewey "O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter"
John Locke "Os homens são bons ou maus, úteis ou inúteis, graças a sua educação"
Karl Marx “A união entre trabalho, instrução intelectual, exercício físico e treino politécnico elevará a classe operária”
Lawrence Stenhouse "Os professores que se destacam transformam o ensino na aventura da educação. Outros podem adestrar-nos"
Lev Vygotsky  “O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa” 
Maria Montessori "A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"
Martin Buber O impulso de criação, segundo Buber, nunca deve gerar uma produção vazia, já que não deve ter como finalidade um ter, mas um fazer - e bem pensado. Como a criação é unilateral, no entanto, a criança que não reflete sobre o que faz corre o risco de se tornar egoísta e de não se constituir plenamente. Caberia ao educador ensinar que a criatividade e o sucesso não são nada se não vierem juntos da consciência da participação nas coisas e da necessidade da reciprocidade.
Martinho Lutero “Quando a escola progride, tudo progride”
Michel de Montaigne “Entre os estudos, comecemos por aqueles que nos façam livres”
Michel Foucault “As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas”
Mikhail Bakhtin Mikhail Bakhtin foi um dos mais destacados pensadores de uma rede de profissionais preocupados com as formas de estudar linguagem, literatura e arte
Ovide Decroly "Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia; é necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento"
Paulo Freire "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda"
Pierre Bourdieu “Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico” 
Platão "A educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter"
Roger Chartier "Um bom leitor é alguém que evita um certo número de livros. Um bom bibliotecário é um jardineiro que poda sua biblioteca"
Santo Agostinho "Não se aprende pelas palavras, que repercutem exteriormente, mas pela verdade, que ensina interiormente"
Sócrates "É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima"
Tomás de Aquino “O mestre provoca conhecimento ao fazer operar a razão natural do discípulo”
Tzvetan Todorov Segundo Todorov, "literatura não é Teoria, é paixão". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário