Licensa

07/02/2012

O PAPEL DO DIRETOR DA ESCOLA

Segundo o texto:  (...) “A escola é uma comunidade. Não um distrito ou um sistema escolar, nessa concepção. Por essa razão, o papel do diretor da escola difere dos outros administradores, mas a escola necessita de líderes. Seus assuntos internos e externos devem ser administrados dia após dia, a cada momento. Mas a escola não é uma comunidade comum, como uma cidade ou um estado. É uma comunidade devotada à aprendizagem e seus cidadãos são os professores e os estudantes engajados nessa atividade. Deve também incluir os pais, cuja cooperação com a escola é essencial ao seu sucesso. 
A função primordial do chefe da escola é ensinar e aprender. Ele deve, portanto, administrar todos os outros assuntos de modo que facilite essa atividade principal. O que significa isso? Como isso redefine o papel do diretor na escola? A pessoa escolhida para essa posição deve ser um professor competente e dedicado, com muita experiência de sala de aula. 
Não é suficiente para o diretor estar familiarizado como os regulamentos administrativos, ser perito em procedimento burocrático, ou estar dotado de agudeza política, por mais importantes que sejam tais qualificações. O diretor deve ser, em primeiro lugar e acima de tudo, o que o título implica – o professor-chefe, o mestre, como é chamado nas escolas particulares, o líder dos outros professores que também são denominados mestres. O importante é que o diretor lidere sua comunidade escolar. Foi demonstrado, em repetidos estudos, que a qualidade do ensino e da aprendizagem existente numa escola é amplamente determinada pela qualidade de tal líder. 
O líder educacional é raro. Duas condições parecem estar sempre relacionadas com o desempenho do diretor. Uma é a autoridade (...) o diretor deve também ter voz – preferivelmente uma voz de controle (...) 
A segunda condição é a de que o diretor deve ser a autoridade e ter o poder de fazer valer os padrões de conduta – aquela medida de decoro e bom procedimento da parte do corpo discente que é indispensável à aprendizagem e ao ensino. Não é apenas necessário para o diretor ter tais poderes; é também necessário para os pais reconhecerem a autoridade do diretor em fazer valer as regras de conduta que tornam a comunidade escolar um lugar seguro e sadio para aprender”. (grifo meu)
Ver texto na íntegra em: clique aqui 
Para os colegas diretores que estão ingressando, deixo a mensagem abaixo e digo por experiência: "'é difícil sim, mas não é impossível e vale muito a pena"!
ORAÇÃO AO SOL DE AMANHÃ
ELISA LUCINDA
Preciso sonhar um sonho novo,
Preciso saber perder um velho sonho,
Preciso gerar um novo sonho
E crer nas sempre novas possibilidades
Que o que há de vir me oferece.
Preciso encontrar o que mereço em outro endereço,
E que seja logo, que seja breve.
Preciso daquela esperança de um dia após o outro
Que a travessia do tempo me concede.
Ó futuro, não me deserde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário