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15/02/2012

O aprendizado da norma ortográfica

Esse será um dos temas que abordaremos na semana de planejamento que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro em toda rede municipal de Marília. 
Realizamos no início de 2011 um levantamento de "tudo" que já trabalhamos a respeito deste assunto desde 2000 (ano da fundação da nossa escola). Com esses dados em mãos, pudemos observar que não foram poucas as oportunidades de reflexão a respeito, mas passamos a nos questionar: "o que está faltando então"? O que ainda precisa ser abordado? Como podemos melhorar a compreensão dos professores a respeito desta questão e por consequência a competência ortográfica de nossos alunos? 
Listarei abaixo os investimentos feitos junto ao grupo de educadores pela direção / coordenação da escola sobre o referido tema.
2000 
21/03 – Texto Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática do Livro Ensinar a escrever 
23/05 – Discussão do material fornecido pela Secretaria da Educação sobre Ortografia do Modulo de Aceleração. 
20/06 – Textos: 1- Situações de ensino-aprendizagem I: refletindo sobre a ortografia a partir de textos; 2- Situações de ensino-aprendizagem II: atividades de reflexão sobre as palavras fora de textos; 3- Situações de ensino-aprendizagem III: usando o dicionário e revisando as produções infantis do Livro Ortografia: ensinar e aprender de Artur Gomes de Morais. 
27/06 – Texto A norma ortográfica do português: o que o aluno pode compreender?O que ele precisa memorizar? do Livro Ortografia: ensinar e aprender de Artur Gomes de Morais. 

2001 
05/04 – Texto Análise e reflexão sobre a própria língua do Livro Escrever e ler - Volume I: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a ler e escrever de Lluís Maruby Curto, Maribel Ministral Morillo, Manuel Miralles Teixidó. 
28/11 – Livro Por que gozado não se escreve com U no final? – os conhecimentos explícitos verbais da criança sobre a ortografia de Artur Gomes de Morais. 

2002 
09/05 – Textos 1- Para que ensinar ortografia? De Artur Gomes de Morais; 2- Uma reflexão sobre as normas ortográficas de Artur Gomes de Morais; 3- Ortografia (Módulo Aceleração); 4- Por que (não) ensinar gramática na escola de Sírio Possenti. 

2003 
Não foi abordado. 
2004 
25/03 – Orientações gerais sobre o trabalho com a ortografia (material elaborado pela coordenação/direção da escola). 
15/04 – Entrega de sugestões de atividades de ortografia retirados da Coletânea de Livros Didáticos Construindo a Escrita (por série). 
06/05 - Entrega de sugestões de atividades de ortografia (idem acima)
17/06 - Entrega de sugestões de atividades de ortografia (idem acima)
29/07 - Entrega de sugestões de atividades de ortografia (idem acima)
23/09 - Entrega de sugestões de atividades de ortografia (idem acima)

2005 
Não foi abordado. 

2006 
09/11 – Vídeo do Programa nº 2 de Língua Portuguesa da TV Escola no qual o Professor Pasquale Cipro Neto entrevista o músico Hélio Ziskind. 
16/11 - Vídeo do Programa nº 5 de Língua Portuguesa da TV Escola no qual o Professor Pasquale Cipro Neto entrevista o desenhista Maurício de Sousa. 
30/11 - Vídeo do Programa nº 1 de Língua Portuguesa da TV Escola no qual o Professor Pasquale Cipro Neto entrevista os integrantes do grupo Os sobrinhos de Ataíde. 

2007 
15/02 - Vídeo do Programa nº 4 de Língua Portuguesa da TV Escola no qual o Professor Pasquale Cipro Neto entrevista o jornalista Eduardo Martins e o professor Odilon Soares Lemos. 
01/03 - Vídeo do Programa nº 3 de Língua Portuguesa da TV Escola no qual o Professor Pasquale Cipro Neto entrevista o diretor e jornalista Marcelo Duarte. 
19/04 – Texto Reescrevendo o texto: a higienização da escrita de Conceição Aparecida de Jesus do Livro Aprender e ensinar com textos. 

2008 
21/02 – Leitura das páginas 24 e 25 do Livro Dicionários em sala de aula de Egon de Oliveira Rangel e Marcos Bagno. 
28/02 – Realização de 02 atividades com dicionários retiradas do Livro Dicionários em sala de aula de Egon de Oliveira Rangel e Marcos Bagno. Vídeo da Entrevista que Juca Kfouri realizou com o linguista e escritor Sírio Possenti. 
20/03 - Realização de 02 atividades com dicionários retiradas do Livro Dicionários em sala de aula de Egon de Oliveira Rangel e Marcos Bagno. 
27/03 - Realização de 03 atividades com dicionários (idem acima)
03/04 - Realização de 06 atividades com dicionários (idem acima). Texto – Primeira parte do Livro Aprender a escrever (re)escrevendo de Sírio Possenti. 
17/04 - Texto – Segunda parte do Livro (idem acima)
08/05 - Texto – Terceira parte do Livro (idem acima)
15/05 - Texto – Quarta parte do Livro (idem acima)
29/05 - Texto – Quinta parte do Livro (idem acima)
05/06 - Texto – Última parte do Livro (idem acima)
31/07 – Texto Atividades de (re)textualização nas séries iniciais: é proibido corrigir por que traumatiza? de Marlene Durigan. 
28/08 - Realização de 04 atividades com dicionários retiradas do Livro Dicionários em sala de aula de Egon de Oliveira Rangel e Marcos Bagno. 

2009 
Não foi abordado. 
2010 
28/08 - Realização de 02 atividades com dicionários retirada do Livro Dicionários em sala de aula de Egon de Oliveira Rangel e Marcos Bagno. 
09/09 - Realização de 01 atividade com dicionários (idem acima)
07/10 - Realização de 01 atividade com dicionários (idem acima)
14/10 - Realização de 01 atividade com dicionários (idem acima)
21/10 - Realização de 01 atividade com dicionários (idem acima)
09/11 - Realização de 01 atividade com dicionários (idem acima)
18/11 - Realização de 01 atividade com dicionários (idem acima)
Observação: Os estudos realizados durante o ano de 2011 não constam nesse levantamento.
Compreendemos então que precisamos nos aprofundar (ou retomar) as seguintes questões:
A norma ortográfica do português: o que é? para que serve? como está organizada?
A norma ortográfica é uma invenção necessária?
A ortografia constitui, em si, objeto de conhecimento?
A organização da norma ortográfica do português: regularidades e irregularidades.
Como se dá o aprendizado da norma ortográfica?
Por quais motivos as crianças apresentam tanta dificuldade?
O que explica as diferenças individuais na apropriação da norma ortográfica?
O que nos dizem os erros ortográficos do aluno?
A importância do diagnóstico como instrumento para o planejamento e o ensino da ortografia.
(Orto)grafia e revisão textual: os impasses da correção
(Orto)grafia e escrita: escrever é apenas grafar corretamente?
Entre outras questões (...)
Por mais difícil que possa parecer, temos que continuar e vencer!!!! O desafio é o que nos move, por isso deixo a mensagem abaixo:
Faça assim mesmo
Poema de madre Tereza de Calcutá

2 comentários:

  1. Ai....amo esse poema da Madre Tereza....bjs!

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  2. Eu também......
    Bjs
    Rose

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