Licensa

22/02/2012

Filme "Loucos por amor" - Síndrome de Asperger

O filme "Loucos por amor" conta a história de Donald (o ator acima) que sofre da Síndrome de Asperger. Essa síndrome está relacionada com o Autismo, porém se diferencia dele por não ter atraso no desenvolvimento cognitivo e da linguagem, é mais comum no sexo masculino e apresenta dificuldades de interação, de mudanças e há falta de empatia. 
O personagem Donald lidera um grupo de pessoas que sofrem semelhantes perturbações e pelo fato de não gostar de se sentir sozinho e se preocupar com essas pessoas, sempre faz reuniões e passeios. Um belo dia entra para esse grupo, Isabelle, a moça da foto acima, e há a aproximação dos dois, um relacionamento um tanto conturbado e ao mesmo tempo de muito amor. 
O problema de toda essa "conturbação" é o fato de Donald não se aceitar, querer sempre se tornar um cara normal, coisa que Isabelle aceita ser do jeito que é. Os dois lutam para manter essa relação, com muito esforço... vale conferir! 


Entende-se por Asperger, um espectro do autismo, que identifica desvios na área de interação social, na comunicação e no comportamento. 
Suas características, quando bebê, é uma criança quieta, isolada e que não demonstra prazer em ficar no colo de alguém. Tem um grau de isolamento nem tão grave quanto ao de um autista, mas tem dificuldade nas relações interpessoais. O desenvolvimento motor pode ser atrasado ou mesmo normal. 
Essa síndrome compromete as áreas da comunicação, ocorrendo atraso no início da fala, que vai se desenvolvendo lentamente, com palavras difíceis e com construção de frases rebuscadas. Sua linguagem não é espontânea e de forma automática, ocorrendo alteração na entonação, timbre da voz, ritmo e altura. 
As pessoas com SA tem compreensão literal, entende tudo ao pé da letra, às vezes dificultando o entendimento de uma ideia. Não possuem expressões facial, a utilização de gestos é bem pobre e eles têm muita dificuldade em fazer a comunicação com os olhos, pois não entendem o que as feições dizem. 
O campo de interesses é limitado e podem ler de forma espontânea. Ao contrário do autismo, que a criança anda antes do que fala, a criança com SA anda tarde mas fala cedo e se comunica, da sua maneira, mas há comunicação. 
Uma criança com SA tem contato visual evasivo, vive em nosso mundo, mas do seu jeito, contrário do Autismo, que a criança tem contato visual pobre e vive em seu próprio mundo.
Uma comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. Donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. Como muitos portadores da Síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida - e seu coração - ficam de cabeça para baixo.
Vídeo gravado para o Programa de TV Conexão Saúde sobre Síndrome de Asperger 

5 comentários:

  1. Anônimo6.8.13

    Características da Síndrome de Asperger

    Eu tenho fortes traços da SA. Muito embora comecei a andar "desajeitado" aos 4 anos, adquiri a fala aos 5 anos de idade, sem repetir frases, como autistas fazem.
    Eu tinha severa dificuldade em comunicar-me com as pessoas, por incrível que pareça, os comportamentos impróprios eram muito perceptíveis nesta idade. (5 anos)
    Como meu vocabulário é riquíssimo e minha escrita é bem intacta, posso dizer que sou Portador da Síndrome de Asperger, pois eu interagia com a sociedade da minha maneira e não vivia completamente preso em meu mundo.
    A vantagem de ser um "aspie" e ter uma mente altamente evoluída e não ter atraso na linguagem verbal. (muito embora eu tenha adquirido a fala aos 5 anos de idade) Diferente de um autista, um portador da SA pode interagir com a sociedade no início da pré-adolescência. Porém os maiores desafios para o portador são: entender metáforas, figuras de linguagem, gestos de apontar sem explicação, gírias, expressões facias, (fisionomia) dobrar lenções ou cobertores, amarrar os sapatos ou gravatas, enfim, uma série de desafios que são difíceis de superar.
    Como foi relatado acima, quem porta SA entende "quase tudo" ao pé da letra, sendo muito diretos e literais no assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e interlocução!!!!
      Volte sempre!!!
      Rose

      Excluir
  2. Eu passei a vida inteira procurando respostas para meu "jeito de ser estranho", os psicólogos apontavam para fobia social ou timidez exagerada e depressão mas nunca fiquei satisfeito. E sinto que minha busca finalmente está chegando ao fim, estou quase certo que tenho Síndrome de Asperger. Já sofri muito e agora estou feliz por que ao menos tenho as respostas que procurava, agora faz sentido essas coisas sociais e regras que nunca entendi. Não vejo a hora de conseguir este filme para eu assistir. Muito obrigado pela descrição do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de poder ajudar a informar mais sobre o assunto
      Volte sempre!
      Agradeço a visita e interlocução
      Rose

      Excluir
  3. Eu estou apaixonada por um rapaz asperger.
    Embora ele me corresponda ele me tira do serio as vzs rsrs
    mais ele é maravilhoso... e estou pesquisando filmes, relatos e documentarios
    para compreende-lo melhor e ver se vai dar certo realmente.
    O filme é mt bom!!!!

    ResponderExcluir