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21/01/2012

Lei nº. 9.795, de 27 de ABRIL de 1999- Trata da educação ambiental

Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, faz-se necessário a promoção de ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria ambiental, e de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais. Assim, as escolas devem ser consideradas como espaços privilegiados na implementação dessas atividades (Dias,1992)
Ao implementar o trabalho com a educação ambiental, estaremos favorecendo aos alunos uma compreensão dos problemas existentes, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que vivem.
Livros de literatura infantil/paradidáticos
A Mata Atlântica, que já cobriu vasta parcela do litoral brasileiro, é a personagem principal desse livro. A flora e a fauna riquíssimas da região abrigam tamanduás, micos, tatus e muitos outros animais. O grande problema é que essa maravilha natural está ameaçada de devastação, por causa da ação do homem. Aqui as questões da preservação, da conservação ambiental e de sua importância para o futuro das novas gerações são ressaltadas.
A “Mãe-Natureza” analisa a condição em que foi criada perfeita, bela e auto-suficiente, e os danos que está sofrendo pela interferência do ser humano, muitas vezes causados por sua ganância. Sem forças para lutar sozinha, vê a educação ambiental como a única solução. Então, apresenta sugestões simples e concretas para a recuperação do meio ambiente.
Paula Saldanha desvenda de forma belíssima e inovadora os segredos geográficos e folclóricos das terras brasileiras. As imagens de Regina Yolanda ajudam a compor o livro, de forma a ilustrar as especificidades de cada um dos ecossistemas apresentados. Revela que é possível descobrir os encantos da região respeitando a natureza e os seus habitantes.
Este livro traz ilustrações sobre a devastação ambiental( árvores mutiladas, poluição...)e sugere cuidados com o nosso planeta.
Entre muitos outros: A bomba de chocolate; Fuga do pantanal; Ecologia em quadrinhos; Minhoca não é isca; O homem que espalho o deserto; O princípio e o fim; Vida de passarinho; Só dói quando eu respiro, Coleção o bem do planeta (água, ar, solo, florestas, animais); etc. 
SITES INTERESSANTES:
www.revistaamigosdanatureza.com.br
http://spvs.org.br/clubedaarvore/?cat=19
http://www.aipa.org.br/educacao_dicas_AIPA.htm
REFERÊNCIAS
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia,1992. 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEC, Coordenação "A implantação da Educação Ambiental no Brasil" , 1998.
Vídeo produzido para a cadeira de ética e cidadania da PUCRS...
A intenção é lembrar porque amamos tanto a natureza... PRESERVE-A 

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